Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Reunião do dia 28 de março de 2012

Por favor, cuide da mamãe
(Kyung Sook-Shing)
 
... Será que conhecemos realmente as pessoas que convivem conosco?
... Há algum momento da vida que nos perguntamos e entendemos os sacrifícios que nossas mães (ou pais) fazem por nós?
... e há algum momento da vida que é tarde demais para agradecer?
 
O livro Por favor, cuide da mamãe que se tornou um best-seller na Coréia do Sul (1,5 milhão de cópias), nos EUA e agora no Brasil é a história de uma mãe que após anos de total dedicação aos filhos é deixada literalmente para trás (ela desaparece numa estação de metrô em Seul). Com seu desaparecimento os filhos percebem que não lhe deram valor e que a mãe, apesar de toda dedicação, recebeu em troca indiferença e insensibilidade. 
A narrativa  nos faz perceber o quanto podemos ser desleixados com a pessoa que mais nos ama no mundo. A autora consegue também apresentar ao mundo ocidental um pouco da cultura coreana e mostrar o lado família tão comum e tão igual a todos nós.
 
Essa leitura nos trouxe  uma reflexão sobre as atitudes que tomamos com as pessoas que nos amam e faz uma relação com o amor e com nossa própria vida.
 
Nossa reunião mensal foi muito agradável e fomos recebidas com muito carinho pela Malu. Obrigada Malu querida.
Lídia , Denise, Malu, Arlete, Titina, Suzana, Evelyn e eu sentimos a falta das que faltaram (para as que faltaram o nosso próximo livro será O 11º Mandamento (Abraham Verghese).

A Titina vai encomendar o livro na Cultura e o próximo encontro será dia 17 de maio (o livro é grande) na casa da Suzana.
Beijos
Cléo




2 comentários:

Evelyn Saadi disse...

A revista TPM deste mês tem uma entrevista com a autora do livro, muito interessante.

Lidia Woida disse...

Teste....