Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ATA DA REUNIÃO DE ABRIL DE 2013



Queridas colegas,

Coube a mim a ata da nossa última reunião. Com atraso, mas com muito carinho, vou tentar me incumbir da tarefa.

O Clube de Leitura Toscana se reuniu no último dia 15, segunda-feira, na casa da Titina. Compareceram Arlete, Lidia, Cléo, Karin, Karen, Denise, Evelyn, Suzana e eu. A Andrea e a Lise estiveram ausentes.

Outro ótimo encontro! Aperitivos, e champanhe ajudaram a entrar no clima literário. Cada uma apresentou sua abordagem da obra.

1Q84 foi considerado excelente por algumas e nem tão bom por outras. As primeiras se mostraram ansiosas em continuar a leitura do volume 2, mesmo tendo  que esperar até novembro, quando sairá o volume 3.

Foram debatidos muitos pontos polêmicos:
-       quem seria o Povo Pequenino?  Seria bom ou mau?
-    o porquê de AOMAME não se envolver emocionalmente com um homem, procurando somente um sexo casual?
-       o amor pelo amigo de infância? Tengo?
-      10 anos – os fatos marcantes nas vidas das meninas sempre nesta idade?
-        a existência de mundos em diferentes dimensões?

Suzana nos falou do Jardim de Maytrea e de outras dimensões…interessante abordagem.

O Povo Pequenino levantou muitas dúvidas. E o cachorro explodido não teve boa acolhida.

A Denise, já lendo a continuação, questionada, não se conteve  e cometeu um deslize, anunciando a morte de um personagem. …

Mas a imaginação foi despertada e a curiosidade espicaçada – vamos ao volume 2!
O próximo encontro será em 15 de maio, na Lidia.   

Os livros selecionados foram:
-   1Q84  - vol .2
-   MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS – cap. 1

Um excelente jantar encerrou nossos trabalhos, e um bom papo se seguiu.

Boa leitura para todas nós!

Bjs

Malu

Um comentário:

Andrea Taffarel disse...

Queridas! Que amor a Malu de "atista redatora"! Esta amiga sempre me surpreende! Ontem fiz uma reunião totalmente informal com uma colega, que me passou a resenha oral sobre o primeiro volume. Então, hoje já comprei e começarei, logo mais, a ler e descobrir os mistérios destes pequeninos... Todas com quem falei elogiaram muitíssimo as duas últimas reuniões e me dá sempre aquela coceira de pena por não ter comparecido. Enfim, esta é a vida que tenho para o momento e não posso, absolutamente, me lamentar. Tenho muitas saudades de todas vocês e prometo estar na próxima reunião. Preciso, agora, agradecer de público, a nossa presidente, que tem sido fundamental e incansável me ajudando a enfrentar os problemas com os quais venho me envolvendo. Graças a ela, poderei estar com vcs em breve de alma leve e cabeça pronta para novos desafios! bjão a todas, Andrea