Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

domingo, 25 de junho de 2017





Ata de nossa reunião de 31 de maio de 2017

Hora: 19h 30min
Lugar: Masala Café e Bistrô, na RuaBarão de Santo Ângelo, 162
Livro: Biografia Involuntária dos Amantes, de João Tordo

Nossa reunião começou mais cedo, às 18h30min, no escritório e showroom da Cléo, que nos recebeu com muito carinho, além de espumante e bolachinhas, balinhas, etc.  As amigas conheceram as lindas novidades de sua criação, sendo recebidas pela Cléo e pela sua filha, Letícia.  
A seguir, às 19h30min, se iniciou a reunião, já no Masala Café e Bistrô, no prédio ao lado. O encontro, como sempre, foi ótimo! Compareceram, Cléo, Denise, Evelyn, Karen, Karin, Lídia, Lise, Suzana e Titina.
O local é bonito e aconchegante e a comida estava deliciosa. Jantamos degustando vinho branco, e foram servidos de entrada caldo verde ou sopa de cebola francesa. A seguir, atum selado com gergelim negro e bombons de bacalhau e de sobremesa massa folhada com leite de côco, pasta de amêndoas e cerejas.  Tudo ótimo. 
Após o brinde inicial, a clássica foto e, então, passamos ao debate. 
De início fiz um muito breve resumo sobre o autor, João Tordo, um escritor português de 41 anos que vem se destacando em Portugal, tendo  sido agraciado, ou figurado como finalista, em vários prêmios literários portugueses  e europeus. Os seus livros estão publicados em vários países, incluindo França, Itália e Brasil.  No livro, é mantida a grafia original portuguesa.
O livro foi apreciado por algumas amigas, mas outras não gostaram muito. Houve muito debate sobre melancolia, obsessões e angústia. A história do livro se inicia quando, em uma estrada da Galícia, na Espanha, dois amigos atropelam um javali. Enquanto resolvem os trâmites burocráticos, o poeta mexicano Saldaña Paris pede ao companheiro de viagem, um professor universitário, que é o narrador do livro e cujo nome não se fica sabendo, que leia um manuscrito deixado por Teresa, sua ex-mulher, com quem foi casado por cinco anos, e grande paixão de sua vida. A leitura do manuscrito, com memórias de Tereza, leva o professor a tentar entender a origem da tristeza do amigo e tentar reconstituir a então fragmentada história desses amantes. No romance o autor escreve sobre o amor, os desejos, mas principalmente sobre obsessões, como concluem as amigas.  Como bem sintetiza a Denise, o livro é muito profundo, sobre a vida e o que as pessoas fazem dela, a partir das bagagens recebidas e daquelas que escolhem também por carregar. A trama é triste e melancólica.  Não há mocinhos, somente pessoas marcadas pelo destino que escolhem levar. 
Finalizando, foi marcada a data do próximo encontro para o dia 12/07, com maior interregno entre as reuniões para permitir a leitura do livro escolhido, já na reunião anterior, que é o Rio das Flores, um livro grande, com mais de seiscentas páginas, de Miguel de Souza Tavares, outro escritor português.  


Até lá e boas leituras para todas!
Titina.


Nenhum comentário: