Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ata de nossa reunião de 15 de agosto de 2017


Hora: 19h 30min
Lugar: House cafe Bistrô, na Dona Laura, 19
Livro: O Mar, de John Banville


Nossa reunião começou se iniciou às 19h30min, e, como sempre, foi ótima! Compareceram, Andrea, Cléo, Evelyn, Karen, Karin, Lídia, Lise, Suzana e Titina.  A Denise e a Malu não foram porque estavam viajando, na Rússia.

O local, escolha da Cléo, já era conhecido de todas, porque muitas reuniões já foram feitas lá.  O restaurante abriu exclusivamente para o Clube de Leitura, como nas outras vezes, permitindo total privacidade. E o jantar consistiu em: mini pãezinhos artesanais com manteiga de ervas, mini folhas orgânicas com queijo de cabra e redução de cereja, e de prato principal as amigas escolheram entre lascas de bacalhau e filé. De sobremesa, brigadeiro quente com gelato de creme e mini macarons. Tudo muito bom, jantamos com vinho branco e tinto.
Após o brinde inicial, a clássica foto e, então, passamos ao debate.

De início fiz um muito breve resumo sobre o autor, William John Banville (8 de dezembro de 1945), que escreve como John Banville e às vezes como Benjamin Black. Trata-se de um escritor irlandês, romancista, adaptador de peças de teatro e roteirista.  Reconhecido pelo seu estilo de prosa preciso, frio, forense, que vem sendo considerado "um dos romancistas literariamente mais imaginativos escrevendo na língua inglesa atual"  tendo ganho muitos prêmios literários, inclusive o Man Booker Prize em 2005 pelo livro O Mar, justamente. Ele tem sido descrito como o "herdeiro de Proust, via Nabokov.

O livro foi apreciado por poucas amigas, na verdade só pela Cléo e pela Titina.  Todas as demais não gostaram muito. Resumindo rapidamente o livro, o personagem principal é Max Morden, um historiador de arte que perde a esposa Anna depois de um período doente. A partir daí decide voltar a cidade litorânea onde passava as férias de verão com a família, na infância. O personagem relembra as pessoas que conheceu naquele época e que lá viviam; o encantamento que tinha pela família Grace e a admiração que tinha pela mãe,  Sra. Connie, a paixão por Chloe Grace, o primeiro beijo no cinema, a percepção de realidade por estar ao lado dela; os dedos unidos por uma membrana de Myles, irmão gêmeo de seu amada; fala sobre o pintor francês Pierre Bonnard; recorda de quando conheceu Anna em uma festa e como ela chamou sua atenção; o temor que sentiu quando a esposa estava grávida da filha Claire; a mulher no leito de morte; os dias na praia, antes e agora e tem grandes reflexões sobre a vida e a morte.

Por fim, foi marcada a data do próximo encontro para o dia 27/09 (quarta-feira), para discussão do livro O Lírio do Vale, de Balzac.  E foi escolhido o livro que leremos a seguir: Stoner de John Willians.
Até lá e boas leituras para todas!
Titina.

Nenhum comentário: