Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

ULTIMO OLHAR - Miguel Souza Tavares





Ata de nossa reunião de  02 de agosto  de 2023

 

 

Hora: 19h 
Lugar: Libertino, Rua Santo Antônio, 801, Bonfim

Livro:  Último Olhar, de Miguel de Souza Tavares    


Nosso encontro se deu no Restaurante Libertino.  Fomos instaladas em uma mesa grande, no salão principal.  Muito legal o lugar, embora um pouco barulhento.  Em razão de não conseguirmos uma mesa em um lugar mais reservado, dessa vez ficou um pouco prejudicada a realização do debate. Mas, quanto às conversas paralelas, não houve problema, não foram prejudicadas.  Pelo contrário, foram muitas! Compareceram ao encontro 9 (nove) integrantes do clube: Cléo, Denise, Evelyn, Karen Karin, Lidia, Lise, Suzana e Titina. 

 

Falei sobre o escritor, Manoel de Souza Tavares, que já era conhecido de muitas, senão de todas, as integrantes do clube, que já leram Equador, Rio das Flores, e outras obras. O escritor é português, nascido no Porto em Portugal, em 1950 e criado em Lisboa.  E descendente de membros da nobreza portuguesa.  Ganhou muitos prêmios literários. Namorou a Maitê Proença (fofoquinha).  

 

A Lidia falou sobre o livro, que mostra a vida na pandemia.  Relata a vida de Pablo, de 93 anos, que passou pela Guerra Civil Espanhola, por um campo de extermínio nazista na Áustria e que quase morreu na França, mas agora se vê às voltas com a dureza da Covid-19 num lar de idosos na Espanha.

 

O ambiente descontraído chamou à irreverência e, como já referido,  ensejou muitas conversas paralelas, algumas politicamente incorretas, inclusive.  Foi difícil conter o grupo. Houve quem tenha errado o livro.  Muitas não gostaram do livro, acharam pesado, triste, doído, e até uma babaquice o romance. 

 

Tiramos a tradicional foto, e passamos ao jantar, a la carte mais uma vez, com escolhas individuais. Muito boa a comida, apreciada e elogiada por todas.  Comemos capelatti, spaghetti pomodoro, atum selado, e outros pratos todos muito bons. 

 

Por fim, foi escolhido o livro Tróia, de Claudio Moreno, para o próximo mês, e a reunião será realizada no dia 13 de setembro.

 

Bjo a todas, Titina.

 

Nenhum comentário: