Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sábado, 8 de dezembro de 2012

Reunião de Final de Ano


É 5 de dezembro de 2012, e hoje, as 19:30h, nos reuniremos para debater dois livros, dos quais um eu não li. Vai chegando perto da hora e não consigo vencer minhas tarefas, começo a sufocar de angustia pensando no desapontamento da Presidenta Lídia se eu me ausentar... Já a Evelyn, que nunca faltou, teve que abdicar, se eu, que não sou exemplo de frequência, também não vier... logo eu, que tenho sido sustentada como redatora apesar de todo o meu mau comportamento... bah! E hoje ainda tem amigo secreto! Tenho que conseguir...

Vou em frente, corro pra levar filho pra cá, buscar o outro lá, esquento pizza, tenho que descer com os cachorros, dar comida pra eles também. Que droga, nessa casa todo mundo depende de mim, tenho que sair... –“Manhêêêê”- Juro que quando ouço este grito me arrepio dos pés a cabeça. Gente, eles já tem mais de 18 anos e ainda tão nessa. Deve ser culpa minha! Bom, abro a porta do quarto e relaxo ao saber que só esqueci o Ketchup. –“Puxa, Cathy, a mãe já te disse que hoje tem a última reunião do ano do Clube de Leitura. Não poderias buscar sozinha ???”- Ela me fita com aquele olhinho azul que tem desde que nasceu e pisca  como se eu  tivesse dito algo muito violento, ainda por cima faz beiço e vira a cabeça de lado já pedindo desculpas. Esta é a minha estudante de Direito, estagiária do Tribunal de Justiça que ganha comida na cama até quando a mãe está atrasadíssima...

Bom, cheguei! Nada menos que uma hora de atraso. Dou um beijo geral e me sento ao lado da anfitriã, Karen que já me serve uma taça de espumante. Estão discutindo O Sentido do Fim, o tal livro que eu não li. Que situação... Os debates naquele momento pairavam sobre a diferença entre arrependimento e remorso e, no calor dos depoimentos, a Denise me diz: - Dedéia, põe no Google! Obedeci imediatamente,  conseguiria assim participar, mesmo sem ter lido. Enquanto o meu Blackberry, lentamente fazia a busca, percebi que muitas já haviam falado sobre situações de remorso ou arrependimento nas suas vidas e que uma consolava a outra:-"Não, mas como irias saber que isto iria acontecer; não é tão grave quanto pensas; fizeste porque te parecia o certo naquele momento....”  As amigas, sempre ajudando, uma tentando tirar da outra o peso de uma má escolha ou de um ato impensado. Leio a pesquisa do Google, chegamos a conclusão que o remorso tem muito mais a ver com sentimentos e é bem mais dolorido que o arrependimento.

Graças a Deus, a Presidenta passou para o segundo livro da noite, 50 Tons Mais Escuros . Respiro aliviada, pois deste eu estava por dentro, hehehehe. A admiração por Christian Grey continua.  As emoções deste livro, o tornaram mais empolgante que o primeiro da série, mas várias colegas não acabaram de ler. Eis que me dou conta que a belíssima Arlete, extra-super- produzida, com vestido estampado justo e sandálias em pan-dan, está garbosamente deitada numa chaise long, com um copo de espumante na mão e rindo do nosso deleitoso debate. –“Arletinha, mas o que tu estás fazendo aí?”- Ela me responde, com toda a tranquilidade, que não leu o livro, porisso se apartou para nos observar... Que medonha! Nos fixamos um pouco no tratamento psiquiátrico do Christian e no método do Dr. Flyn e, novamente vários são os depoimentos pessoais sobre os benefícios da terapia e de quanto é importante poder falar de nós e ter quem escute nossos medos, angústias, problemas, ou um simples relato daquilo que estamos vivenciando.

Jantar está pronto e lá vai o Clube se deliciar com os quitutes da Karen,  atenciosíssima não deixa faltar nada. Até o Pedro faz uma chegada triunfal, mas logo se recolhe para nos deixar à vontade.  Fomos conversando sobre outros assuntos, filhos, casas, obras, preços, até que Lídia deu a deixa.... É hora do amigo secreto. Todas correm para pegar suas sacolinhas e embrulhos, enquanto a Presidenta , a Denise e a Titina preparam os papeizinhos. Após um rápido sorteio, Cléozinha se oferece para iniciar. 

Cléo enche de elogios sua amiga secreta e presenteia Lise com “O Tempo entre Costuras”; Lise com seu jeitinho maroto chama sua amiga secreta Malu para receber “A Melhor História Está por Vir”; a viajada Malu oferece para Karin “A Parisiense”, esta última adora a escolha e chama Denise para receber “O Plano Infinito” de autora (Isabel Allende), que ela admira muito.  A Pequena Notável presenteia L’amour com “ Elogio da Madrasta” e Arletinha, muito organizada, chegou a comprar dois livros, pois queria adequar o regalo a quem iria receber...adivinhem...ganhei “Algemas de Seda”, coitado do meu marido...Bem, eu, que sou saudosista dou pra Cléo uma edição de capa dura de Anna Karenina, diga-se de passagem, tive sucesso com a minha escolha! A Cleozinha havia iniciado, então recomeçamos com a Suzana (super quietinha nesta reunião) que presenteou Lídia com “Equador” do português Miguel de Souza Tavares. Lidia, sempre querida , honrou nossa anfitriã oferecendo “A Pequena Abelha”, enquanto Karen deu a Titina “A Montanha e o Rio”. Titina teve que achar graça quando chamou sua amiga Suzana para receber “A Barba Ensopada  de Sangue”, as duas tinham caminhado juntas e Titina já havia comentado sobre o livro com a Su.

Ufa, quantos nomes e títulos.... Mas é muito legal o clima que o Clube de Leitura Toscana está vivendo. Cada vez mais cumplicidade, cada vez mais amizade, sempre mais conhecimento. Pena que a Evelyn, nossa companheira mais assídua depois da líder, não pôde vir. Será homenageada com um livro pela sua frequência e serviços prestados ao clube. Saudades Evy! Após a sobremesa, Arlete já tinha que ir, depois foi a Karin e nós ficamos ali, jogando conversa fora...até que, de repente, meu telefone toca.!.!.!. O número já demonstra que a ligação vem da Turquia, mas eu não o conheço. Atendo e para nossa alegria é o Cláudio, todo feliz com a classificação. Brincamos no viva voz, ele fez aquelas piadas que sempre nos fazem rir, falou dos 50 tons, disse que vai arrumar um turco pra Dedê, enfim, não vê a hora de estar conosco.  

No final, a combinação é que nos encontraremos em março, tendo lido, cada uma, o livro que recebeu da sua amiga secreta e apresentando para as demais a respectiva obra. Fica a alegria de mais um ano de convivência  e amizades consolidadas. Desejo Feliz Natal a todas as famílias e que o Novo Ano chegue cheio de saúde, alegria, amor e muita tolerância, pois neste mundo corrido em que vivemos, precisamos, cada vez mais, compreender o próximo com suas características diferentes, para podermos conviver em harmonia. Beijos a todas, AMO VOCÊS!

2 comentários:

Unknown disse...

Esta ata está ótima! Parabéns, Andrea! Reproduziu fielmente nosso agradabilíssimo último encontro de 2012, com criativos requintes literários. Adorei! Bjo, bom fim de semana, bom Natal e um Feliz 2012 para todas as amigas, Titina.

Evelyn Saadi disse...

Andrea, que bárbara a tua ata, me senti lá com vocês!!!
Como sempre, te superastes! Também amo voces e desejo que todos os seus desejos se realizem em 2013.
bj
Evelyn