Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

domingo, 19 de maio de 2013

ATA DE MAIO DE 2013




Dia 15/05/2013, nos reunimos na casa da nossa estimada presidente, para discutir o segundo 1Q84. Somente nossa colega Karen não pode comparecer, mas, por e-mail havia antecipado seu julgamento negativo sobre o livro.
Lídia sentou-se na bela poltrona branca em frente a lareira e deu inicio aos debates. O desgosto, ou melhor, desapontamento sobre o segundo Hurakami foi quase geral. Todas esperavam por soluções e definições que acabaram não aparecendo.
Segundo a Denisinha, as performances de Tengo hipnotizaram Suzana durante a viagem a China. Mas a Su, que veio vestida lindamente a caráter, amenizou, dizendo que nas conexões internas seguidamente esquecia o livro!
Lídia ressaltou a ingenuidade e erros do texto, o que foi avalisado por Titina, não obstante a predileção de Arthur pelo segundo volume. Lise, Karin e Denise ressaltaram que, apesar de tudo, o livro prende o leitor e isto ninguém discute, é um mérito! Fizemos um giro de comentários, onde cada uma salientou suas impressões, como Malu que lamentou a falta de respostas e foi apoiada por Arlete e Cléo que, realmente não suportava mais a chatice do Tengo... Todas foram unânimes em descrer na morte de Aomane, completamente sem sentido...
Evelyn, nossa consultora para assuntos cibernéticos, esteve muito requisitada e devo dizer, estava muito chique num vestido de estampa selvagem... Falando nisto, tínhamos que mudar de assunto e encarar Mullheres que Correm com os Lobos, livro profundo e denso, que exigiu da que vos redige, grande esforço intelectual.  Como não havia lido os 1Q84, fui designada a apresentar o primeiro capitulo desta obra psicanalítica que tem duas grandes fãs... - Denise e Cléo- ambas leram o livro há muitos anos e o propuseram como desafio para nós, simples mortais! O debate foi interessante, afinal, nós mulheres somos realmente um "must", juntas, mesmo que com opiniões diversas, sabemos aproveitar, respeitar e dar muita risada... Foi o que aconteceu! Como as defensoras do livro admitiram que o início é realmente meio enfadonho, a Karin que o diga, resolvemos nos estender ao conto do Barbazul, para a próxima reunião, dia 26 de junho, convidadas pela Andrea para o restaurante House Café e Bistro. Neste encontro debateremos "A Trégua" do uruguaio Mario Benedetti.
Não poderia deixar de registrar a qualidade do encontro proporcionado por nossa Presidenta! Tudo estava perfeito, desde o ambiente, a champagne gelada, os quitutes deliciosos e o intenso clima de amizade que ganhou tempero especial por ser o day after do aniversário da Lídia. O Clube de Leitura Toscana parabenizou sua líder e mentora com um afinado Parabéns a Você e um Kobo (leitor de e-books), para dar um up grade, se isto for possível, na sua performance literária.
Até a próxima!

Nenhum comentário: