Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Nossa trilha


       Num destes finais de semana, com mais 8 amigas, fui a um sítio em Gramado. Dividimos tarefas, compras, preparamos quitutes, nos acomodamos como deu, e partimos para a incrível experiência de fazer uma trilha juntas! Caminhamos por três horas no meio do mato, costeando um riacho que corria por lajes de pedra maciça, por vezes caía em lindas cachoeiras que viravam espelhos de água límpida. Enfrentamos trechos bem difíceis, escorregadios. As vezes, entre nós e o precipício havia somente um arame farpado. Quem estava na frente gritava: - dificuldade 8!!! E as amigas que vinham atrás ficavam alertas para o perigo. A decisão de fazer esta trilha, nos veio depois que o nosso Clube de Leitura ,  discutiu “Livre”, obra da americana Cheryl Strayed. 



         Sinto que, neste mundo de tempo corrido, estamos procurando espaços para amizade, para relacionamentos, para desabafos, para o descanso. Estamos aprendendo a colocar o mundo em um ritmo mais lento. Tudo isso para que criemos tempo para curtir a vida, os momentos, os amigos... Nada de apertar um botão e curtir. Estamos aprendendo a aproveitar! O Clube de Leitura é pra mim uma nítida expressão deste sentimento. Desde a parada para ler, até o tempo para discutir, a vontade de ouvir e debater, e, desta vez, ir ainda mais longe. Resolvemos por em prática a aventura da autora. Fomos para a trilha.



      Organizamos nossos trabalhos e famílias para que sobrevivessem sem nós, e pegamos a estrada. Parecíamos adolescentes num passeio de colégio. Rimos e choramos neste fim de semana. Cantamos, vimos novela, cuidamos de uma cachorrinha que apareceu por lá. Mas o que mais fizemos foi conversar. Como podem pessoas que se vêem com frequência, que falam por whats app todos os dias, que são amigas no facebook, terem tanto pra conversar? Somos nada sem alguém ao lado. 




         Se, descendo a trilha, não houvesse o aviso das que estavam a frente, muitas teriam sido as quedas... Se para subir não tivéssemos a mão amiga, não teríamos conseguido.   O arame farpado estava ali, mas não poderíamos contar com ele, serviria só para nos machucar ainda mais. As amigas sim, estavam ali para a ajuda, o estímulo ou alerta  era delas na dificuldade, a risada e o relaxamento vinha delas quando a caminhada era plana, larga e fácil.  

Amo voces, amigas!
Até quarta,
Andrea

Nenhum comentário: