Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sábado, 26 de abril de 2014

QUARTA-FEIRA, 23 de abril de  2014

REUNIÃO EM DIA DE MUITAS REFERÊNCIAS E SIGNIFICADOS: ANIVERSÁRIO DE NOSSA ANFITRIÃ SUZANA, DIA DE SÃO JORGE,   DIA DO LIVRO E NOSSO LIVRO TÍTULO – UMA VERDADE DELICADA... (JOHN LE CARRÉ)


Como  de costume,  adentramos todas com o livro título nas mãos e com muita saudades de nossos encontros.
Apartamento todo enfeitado pela nossa anfitriã e aniversariante Suzana,  com os motivos de São Jorge seu fiel protetor e escudeiro



Sem a presença, por motivos inquestionáveis, de nossa redatora chefe Andréa, que no momento deste nosso encontro estava sobrevoando mares e terras distantes e de nossa viajante maior Malu, estavam presentes nossa presidente Lídia, nossa  editora gráfica Evy, nossa responsável das referências biográficas Titina, Arlete, Cléo, Lise, Karin, Karen e Denise, responsável por esta edição.

Entre brindes e petiscos  foi  dado o início de nossa reunião onde nossa presidente Lídia, deu o tom do momento ao reforçar o real motivo de ser do nosso clube de leitura.
- Clube de leitura é  estímulo de disciplina à leitura... Crescimento é bom para todas nós...  Muitos gostariam de aqui estar como membros deste grupo  seleto e isso reforça a importância de ser deste clube...

- Clube de leitura  não é uma confraria ou um simples encontro de amigas... reforçou Karin.

Resgatar o compromisso!!! 
Ter tolerância? - Não!
Decisão e participação! - Sim!
Não questionar escolhas!  – Abraçar!
Clube é um compromisso!  – Sempre!
Aprendizado! – Contínuo!

E com todo este reforço demos o início da discussão sobre o livro título da reunião:  Uma verdade delicada “  de John Le Carré.

Titina descreveu brevemente este autor que nasceu em 1931, morou em Berna, na Suíça, e em Oxford, na Inglaterra. Durante a Guerra Fria, trabalhou no serviço britânico de inteligência e seus últimos cinquenta anos foram dedicados à literatura.  O tema de seus livros  giram em torno das intrigas e relações diplomáticas:  Alfaiate do Panamá, O Jardineiro fiel, O espião que sabia demais, são exemplos de seus temas.

“Se alguém diz a verdade, certo é que, cedo ou tarde, será descoberto.” Oscar Wilde

Iniciamos a análise e o parecer de todos ao livro com a palavra da nossa presidente Lídia, que fez um breve relato da história dos partidos ingleses, partido Conservador e partido Trabalhista. Achou uma boa trama de exemplo  de ação entre Ministério da Defesa e o Ministério do Interior, com olhar  nos valores morais  e éticos  dos  personagens.
Titina  reforçou que não é o tipo de tema preferido ou que lhe agrade.  Lise  decididamente não gostou pois contém muitos personagens e intrigas políticas. É um tema atual  e enfatiza a tendência de terceirizar parcerias e como exemplo temos a ajuda de americanos na Operação Selvagem.

Denise gostou de como o autor narra de maneira diferenciada a operação em si, de modo rápido, veloz e dinâmico, como cena dos filmes de ação já conhecidos. Mas achou o desenrolar lento e longo para um final rápido e incompleto. Livro com olhar masculino.
Karin precisou de muito incentivo para manter a leitura e precisou voltar muitas vezes e reler para acompanhar a trama. Mas achou muito importante por ser um livro diferente de todos os que já lemos e por isso mesmo valeu muito. O fato de conhecer novos e bons escritores soma sempre..

Karen,  objetiva como sempre, definiu em poucas palavras o seu parecer: livro belíssimo para um roteiro de filme. Mas de leitura difícil de engrenar e de dinâmica fraca e cansativo em seu geral. Evelyn  gostou da dinâmica da escrito do autor e achou leve em seu geral.

Arlete,  que por se saber em falta com a leitura (havia esquecido o livro na ida à praia, uma  semana antes), acompanhou atentamente nossa discussão que crescia em apartes e definições finais

Nossa anfitriã e aniversariante Suzana achou a primeira parte chata mas gostou de ler. Livro que acrescentou conhecimento ao grupo e ao Clube pois nos apresentou um escritor muito conceituado com grande projeção no meio literário. Reforçou o tema como masculino e que por  isso mesmo, não tenha nos agradado o seu tema –  a “Ética versus  Sistema existente”, onde vence a ética!  Mencionou o personagem “Jeb”,  que no livro demostra  como uma pessoa suporta bem muitas coisas ruins mas sempre tem uma situação limite que te choca e te paralisa. 

Cléo,  que com coragem e postura ética,  confessou não ter lido o livro uma vez que viajou com a família quase todo o período de leitura, jurou que seria a primeira e última vez que isso aconteceria. Mencionou o fato de que o Clube não precisa ler livros como o do escritor Le Carré somente   por ser ele  um reconhecido  autor,  mas  sim,  que o Clube faça  escolhas se baseando em  preferências e afinidades.

Nossa presidente rebateu firmemente a premissa da Cléo reforçando que todos os livros e escritores acrescem conhecimento e que devemos ver beleza em coisas que nos são desconhecidas. Que cada autor tem uma característica própria e que ler  é que nos enriquece ao final. E  que,   mais importante ainda,  é nunca esquecer que o Clube te oportuniza de sair de das preferências pessoais que cada uma carrega consigo.

Encerrada a análise do livro título, passou-se a votação dos possíveis  eleitos do próximo período.

Lídia apresentou “O caminho de Ida” de Ricardo Piglia;  O Eterno marido” de Fiódor Dostoiévski . Titina nos apresentou o livro “Dez Mulheres” de Marcela Serrano e “Os 40 anos do Doutor Stummer “ de Roberto Velloso Eifler. Denise sugeriu o livro “Vidas Provisórias” de Edney Silvestre.

Foram eleitos dois livros e decidido que o período de leitura para o próximo encontro seria  maior desta vez.


Os livros:  “Os 40 anos do Doutor Stummer” e “O eterno marido”  foram os escolhidos




A data do encontro ficou para o dia 11 de junho de 2014 e será na casa da colega  Lise.

Com isso tudo e com a alegria de estarmos mais uma vez juntas, fomos presenteadas com um lauto jantar ao estilo turco de altíssimo nível e com o extremo carinho e cuidados, vindos de nossa anfitriã.  

Ao final da sobremesa e antes  da surpresa do café de especiarias ao estilo turco, cantamos e demos os parabéns a esta aniversariante que além de ter nascido sob a proteção de São Jorge, também estava festejando no dia que se homenageia como sendo o dia do livro. Estava, assim, mais que selada a harmonia  e sinergia do momento.
Suzana adorou o presente que recebeu: uma jaqueta de couro lindíssima escolhida pela Karin e com a nossa total aprovação no visual chic que trouxe à aniversariante.
Fomos também, presenteadas com uma oração e medalha de São Jorge no momento da saída . 

Fica aqui o nosso muito obrigada por este, como diz a Suzana,  dois em um”,  tão especial!!!

Até o próximo...  e  SALVE JORGE!

Nenhum comentário: