Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

         Encontro do Clube de Leitura - dia 11/6/2014




A reunião de nosso Clube de Leitura foi feita na casa da Lise em 11 de junho, com a presença de nossa anfitriã, de nossa presidente Lidia e mais Evelyn, Suzana, Titina, Cléo, Karen, Karin e eu. Ausentes Andrea, em Istambul, Arlete e Denise.
Mesmo faltando algumas, brindes já festejavam nosso reencontro, fato que suscitou um comentário de ser "...este o melhor momento, mas que nossa presidente não nos escute...".
Todas presentes, iniciamos os trabalhos, com debates sobre o livro " Os 40 anos do Dr. Stummer". Pouco foi dito sobre o autor, tendo em vista que na capa do livro o mesmo já se afirma escritor de um livro só, sendo este seu primeiro e único livro.  
Analisado o personagem principal, todas concordaram se tratar de um homem fraco, sempre a colocar a culpa por seus erros e fracassos nos outros. Interessante a abordagem da crise dos 40 anos, responsável, quem sabe, pelo fato de ele se dar conta que se ele trai, a mulher deve estar fazendo o mesmo...
Unanimidade sobre ser um texto  fraco, com falhas, inclusive muitos erros de português, mas, como salientou a Lidia, com conceitos interessantes. Karin gostou, achou de leitura fácil, no que a maioria concordou.
Passou-se a seguir `a analise do segundo livro "O eterno marido" de Dostoievski.
Um clássico, com texto acessível, assunto simples, acontecimentos pouco verossímeis, o que gerou o comentário de que não 'e complicado ler clássicos...Leitura mais difícil, não linear, sentimentos em suas nuanças...
A Cléo achou não ser bom ler dois livros ao mesmo tempo, mas que desta vez parece que funcionou, que em ambos os personagens havia um lado meio gay ...Karen não gostou, preferiu o livro gaúcho. Cléo e Lise adoraram ter lido Dostoievski, escolha do Clube, porque não seriam escolhas suas.
Cléo enfatizou que os dramas e conflitos humanos, mesmo com marcas de épocas distintas, acabam sendo sempre similares.
Abordados também alguns simbolismos usados no texto, como o crepe no chapéu = luto, a cuspida + desprezo, o beijo na boca masculino = habito russo.
Discussão terminada, Lidia iniciou a apresentação de novos livros, candidatos para a nossa próxima leitura. Foram eles:

 "O drible" - Sergio Rodrigues;
 "Dez mulheres" - Marcela Serrano, chilena, no topo da lista dos mais vendidos no Chile;
   "A noite das mulheres cantoras" - Lidia Jorge, portuguesa muito cotada;
   "Lacos inseparaveis" - Emily Giffin
   "O caminho da ida" - Ricardo Piglia, argentino;
   "Memorias" - Joseph Anton Salman Rushdie, o autor jurado de morte pelo talibã e que teve que se esconder. 0 debate se aprofundou sobre este ultimo, uma autobiografia. Salientada a importância do escritor: " A literatura 'e um dos únicos meios de saber a historia real de uma época", pois uma noticia não tem o poder de nos dar esta dimensão.


Ainda indecisas, passamos para o jantar, transcorrido num clima recorrente em nossas reuniões: senso de dever cumprido, leitura discutida, opiniões colocadas...Momento gastronômico e de comemoração, todas curtimos desde a linda entrada de camarão, ornamentada com flor comestível, chegando a` sobremesa, com acompanhamento de ótimos vinhos e espumante. Parabéns para nossa anfitriã!


O Clube mais uma vez nos levou a ler textos de autores fora de nossas escolhas usuais, proporcionando ótima troca de sentimentos e emoções geradas pela leitura.
Titulo escolhido para a reunião de 16 de agosto, na casa da Titina, MEMÓRIAS.

Após cafézinho e um bate-papo informal, encerramos mais um encontro, com despedidas já saudosas.
Boa leitura a todas e ate a próxima...


malu

Nenhum comentário: