Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Reunião de Julho de 2014


Aos trinta de julho de 2014, às 19h30min , no apartamento da Titina , na charmosa rua Santo Inácio, reuniu-se o Clube de Leitura Toscana. Estavam presentes as seguintes confrades : Evy, Suzana , Cleo , Lidia , Karin, Denise, Lisinha e a anfitriã Titina. A  Arlete não pode comparecer  porque estava com um compromisso familiar. Já, a  Andrea, a Karen e a Malu estavam viajando (de novo !!!! ).
A ordem do dia era discutir o livro: JOSEPH ANTON MEMÓRIAS SALMAN RUSHDIE.  O livro foi sugerido pela Evelyn, que assistiu uma palestra do autor, na abertura do Ciclo de Conferência  Fronteiras do Pensamento,  em  maio de 2014, em Porto Alegre.  Um livro muito bom , mas muitooooo  longo ( mais de 600 páginas ).
A nossa reunião transcorreu de forma diferente dos encontros anteriores, as intervenções foram mais informais, talvez por isso mais ágeis e objetivas. Após diversas opiniões democraticamente colocadas, coube a mim transcrever o resumo desta noite maravilhosa.

O livro que  lemos  é uma autobiografia de Salman Rushdie , que viveu mais de dez anos sob proteção do serviço secreto britânico e a sua permanente luta pela liberdade de expressão. Ele ficou famoso em todo mundo por ser alvo de uma condenação à morte expedida pelo Aiatolá Khomeini , líder do Irã.  Seu crime?  Ter escrito  Os Versos Satânicos  ,livro que  foi considerado um insulto a Alá e aos Muçulmanos.
Conforme nossa grande guru, Lidia, que leu alguns capítulos  do livro “ Os Versos Satânicos “ Rusdhie diz que alguns versículos do Alcorão não teriam sido ditados pelo anjo Gabriel, (como prega a tradição),  e sim por Satanás.
Durante o tempo que viveu na clandestinidade ele passou procurando apoio de governos, jornalistas e escritores. O livro trata dos seus esforços , das amizades daqueles que o ajudaram, de perseguição religiosa, fanatismo, de amor e ódio. Mas, fala principalmente sobre amizade e solidariedade.
Ele sobreviveu, contou sua vida, teve 2 filhos, casou, descasou. Escrever o livro de memórias foi uma maneira de fechar a porta do passado , para seguir com a sua vida adiante. Hoje ele viaja pelo mundo dando palestras e conferências sobre “ liberdade de expressão “
Então, depois de muitos comentários sobre a quarta e última esposa de Rushdie,a famosa modelo Padma, nós passamos para a mesa do jantar com queijos, vinhos, patês, pães etc ,etc,  No jantar, super descontraído, entre muitas risadas  e sobremesas dos deuses,  escolhemos nosso próximo livro: “ O segredo do meu marido “ da Liane Moriarty.


Nossa próxima reunião será na casa da Denise, dia 27 de agosto.
Titina , a recepção foi perfeita .
Como sempre tivemos um encontro com muito astral, com muita sabedoria  e com muita amizade.
Bj,

Lise

Nenhum comentário: