Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Reunião de 1/10/2014- À Noite Andamos em Círculos X Sal


Em período de eleições, o Clube de Leitura Toscana, ainda que sem saber, protagonizou um episódio de escolha que, em muito, se assemelha as facetas de uma eleição de verdade. Na última reunião, havíamos escolhido, como sempre fazemos, por maioria, o texto “À Noite Andamos em Círculos". Porém, após tentar lê-lo procurando atrativos que a estimulassem, nossa Presidente, saindo de viagem, mandou mensagem trocando o livro por “Sal”de Letícia Wierzchowski. Segundo Lídia, a leitura não decolava e estava “um saco”. Pensando em salvar seu povo do martírio, ela rapidamente alterou o programa e deu uma guinada na campanha propondo um livro aprazível, uma história familiar, daquelas que tanto agradam as massas. Pois bem... o tiro saiu pela culatra...

Havia quem já estivesse lendo e gostando como a Titina, havia quem não tivesse tempo hábil para mudar, como a Suzana e quem quisesse ler os dois, como a Evelyn. É assim... o povo nunca está satisfeito... A Cléo tentou ir em frente, mas não passou da metade, mesmo tendo lido coluna do Luciano Alabarse que recomendava o peruano Daniel Alarcòn. Enfim... Nossa sempre democrática Presidente, resolveu, então, debater os dois livros, começando pela narrativa, da primeira obra, para quem não havia lido.  Mas antes de entrar neste argumento farei um parêntese de conteúdo mais agradável.



Chegamos na casa da Evy e fomos conduzidas à cobertura, nosso local para os trabalhos!  A primeira vista, já estava lá uma encantadora mesa de centro com as lembrancinhas personalizadas, docinhos temáticos e uma belíssima orquídea de cor rosa amizade! A anfitriã providenciou um garçon que, mesmo chegando atrasado (para ela),  nos deixou faltar nada entre bebidas e petiscos. Já se via a mesa de refeições decorada com esmero e sentia-se o perfume delicioso que subia pela escadaria vindo da cozinha. Estava garantido mais um encontro de sucesso! Pra minha surpresa, e creio que de outras colegas  também, quem vem ao encontro é a Malu. E, acreditem se quiserem, mas como já é sua característica, com o livro lido em dois dias. Obviamente, o livro ‘errado', pois até então ela estava fora do whats app e portanto sem atualizações. Tivemos as ausências da Denise que está na Italia estudando, da Karin, na França saracoteando e da Karen com uma indisposição...


Titina começa então, a contar a história do ponto onde Lídia parou de ler ... depois que eles foram pro interior. Evelyn, Suzana (com seu colar inspirador)  e Malu que gostaram da leitura, ajudam, complementam com detalhes. O enredo é complicadíssimo.  E, mesmo pra quem leu, não foi possível entender quem era o  narrador que apareceu do nada lá pelo final do livro  e o que vai acontecer com o coitado do Nelson. Aliás, do Nelson veio a reflexão que marcou as colegas leitoras, principalmente por ser personagem tão jovem "... ele temia a velhice prematura das oportunidades perdidas ... "  E mais, depois de chegar ao fim, a pergunta que não quer calar: QUEM MATOU MINDO??? Com todas estas dúvidas e a função de assassinato, cadeia, mentiras... Achei que o livro não era um candidato ficha limpa e muito me alegrei em ter seguido a Presidente na indicação da Arletinha para “SAL”. 





















Cléo se levanta, papelzinho na mão. Fez um resumo poético da obra de Leticia Wierzchowski. Lídia começa a contar esta história, já que, do mesmo modo, algumas não leram "SAL". Falamos sobre as simbologias, sobre o amor gay, sobre o amor familiar e, como lamentou a Lisinha, com toda a razão, poderíamos ter falado muito mais de "SAL”. Eu adorei esta mãe espetacular, Cecília, que questionava "... a tolice que sustenta as regras do mundo" e que criou seis filhos, mas pensava somente em ser abraçada por doze braços. 



Fomos pra mesa e a discussão foi se misturando a fatos do nosso dia a dia, acabamos abandonando Cecília ao seu farol. Cléozinha, que estava com a ociticina a mil, desta vez quis fazer um brinde, que no final foram três...  O primeiro a querida Evy, cuja recepção foi sinônimo de carinho, o segundo, a tudo que é legítimo como a nossa amizade (-eu sinto vocês como irmãs!) e o terceiro, a viagem dela que não saiu, pois graças a greve da Air France, nossa fashionista pôde estar presente.

Mas voltando ao assunto das eleições, no caso desta reunião, verificamos também escolhas individuais, que cada uma de nós se sentiu no direito de fazer. Havíamos escolhido um livro, como sempre livre e democraticamente.  Nossa líder no intuito de nos livrar daquela que, até então havia se demonstrado uma leitura sacal, mostrou-nos outro caminho e nós resolvemos seguir de diferentes formas e por diferentes motivos. Nossas experiências pessoais e momentos de vida são tão diferentes, que algumas adoraram “À Noite Andamos em Círculos”, outras não conseguiram passar da metade e trocaram, algumas foram direto para “SAL”, pois ainda não haviam iniciado o primeiro, mas as mais fiéis e determinadas, serão as que lerão os dois pois o grande objetivo do Clube é ler, mais e mais...

E já que estamos falando de escolhas, nos cabia a decisão sobre o próximo livro. Lise sugeriu Alice Munro, Suzana trouxe várias indicações, assim como a Lidinha. Ficaram para o segundo turno “Mr Gwyn”de Alessandro Baricco e "Casa Rossa" de Francesca Marciano. Numa votação apertadíssima elegemos “Mr Gwyn” para ser discutido no dia 5 de novembro, na churrasqueira da Arlete .  Mas ainda não era tudo...vejam a percepção e sensibilidade de nossa Presidente: ela propõe que o segundo livro, que foi tão apreciado como sugestão, seja lido para a nossa reunião de encerramento em dezembro. Portanto, como impossível em uma eleição real, conseguimos ter dois eleitos, dois vencedores, duas belas obras que terão chance de mostrar seus encantos a este seleto grupo de leitoras irmãs.



Bjs a todas e
Boa leitura! 
Andrea                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         


Um comentário:

ONG ALERTA disse...

Que maravilha, beijo Lisette.