Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Reunião de 4/12/2014- Casa Rossa


          O Clube de Leitura Toscana passou a ter pra nós uma função terapêutica. As nossas reuniões têm a capacidade de dar uma boa lavada na alma, tirar o encardido e até remover algumas manchas. Por isso, me apresentei no último encontro esperando ser tratada! Foi um mês muito difícil, ou, pelo menos, carregado de desafios que foram se levantando na minha frente, como obstáculos em uma corrida e que, graças a Deus, foram sendo superados sem muito esforço meu. O fato é que me causaram um stress tão grande que, só o que eu precisava, depois de tudo resolvido, era relaxar.  Na minha cabeça, o objetivo era chegar na acolhedora casa da Karen, me recostar na chaise long que tinha sido da Arletinha um ano atrás e beber a espumante Maria. bem geladinha. Queria ouvir falar deste livro gostoso que é "Casa Rossa", sentir que também para as minhas amigas a leitura havia sido fácil e interessante e, como sempre fazemos, trazer pra nossa vida as experiências vividas pelas personagens.



          E assim foi... A casa estava linda, a chaise me esperava, a Maria também e como era minha expectativa, ali estavam e chegavam as amigas sedentas por falar desta história da vida real que é "Casa Rossa". Uma saga familiar, que, como bem está analisado na contra capa, nos conta sobre o que se perde no caminho. Falar sobre família, relações, balanços de perdas e ganhos, razões por ter ou não feito alguma coisa, isto é a cara do final do ano... Então o livro e sua discussão se encaixaram perfeitamente no momento e isso foi suficiente para que a conversa fluísse deliciosamente.



          A Karen estava bem abatida, com uma gripe forte, mas nem por isto, deixou de nos receber no mais querido dos modos. A Malu, extremamente inquieta, a Cléozinha e a Lise encantadas com o livro. Evelyn, relaxada como eu, não trouxe a máquina fotográfica. Karin, toda em tons de azul, lançou óculos que ressaltavam ainda mais suas pelotas . Nossa Presidente chiquérrima, totalmente em  “Channel inspiration “, guiou os trabalhos com maestria, mesmo quando resolvemos eleger o livro do ano. Suzana encabeçou a sua obstinada batalha por  “A Noite Andamos em Círculos”, mas com a sentida ausência da sua fiel escudeira Titina, não conseguiu emplacar. Hehehehehe. "Casa Rossa" (trazido ao grupo pela própria Su)  foi eleito o livro do ano pelo Clube de Leitura Toscana. Arletinha, ao votar comigo e tantas outras para destacar a obra italiana, se sentiu vitoriosa! Aliás, esta é a palavra definitiva para a companheira, que há 365 dias sentou-se na reunião e não pronunciou sequer uma palavra.



          Convidadas a passar para a mesa, nos deparamos com o que considero uma peça de pura arte: a sopeira pintada pela Karen. A imagem fala por si... Até mesmo os pratos onde o impecável jantar foi servido, eram de autoria da nossa amiga, que orgulho! Parabéns garotinha vovozinha!!!


 
         















        Quando começamos a nos movimentar para o sorteio do amigo secreto, fui novamente lembrada de que não havia trazido meu material de registro... Naquela altura, a Maria já tinha tomado conta do meu cérebro e foi resolvido que as fotos contariam o resultado. Gostaria de registrar que a busca e a entrega do Pintassilgo foram marcantes, parece que o livro está muito cotado. Vale também confidenciar que houve gente esquecida que contou com a previdência de colegas para poder presentear... Como todas já sabem, mas nunca é demais recordar, nas férias leremos o livro que ganhamos e na reunião de março,  após a explanação de cada uma, se escolhe a primeira leitura do ano. Aí vão as imagens de registro:





  


        



          Como sempre, o final da reunião foi revelador... Entre uma confissão e outra, pudemos sentir o apoio das amigas. Algumas como a Karin, mais indignadas, outras como a Lidinha, mais diplomáticas, ou como a Evelyn, provocadoras... As românticas como a Cléo e puras como a Lisinha, determinadas como a Malu. As sonhadoras como a Suzana e guerreiras como a Arlete. Certo que sentimos a ausência da nossa encrenqueira Denise, que ainda bem, já está voltando, e da faltosa mas adorável e meiga Titina. Todas temos um pouco de cada uma... Enfim, mais um final de ano juntas na casa da Karen, saindo com bolinho de frutas na mão. Desejo um Natal repleto de felicidades e que no Novo Ano possamos nos revelar ainda mais através das leituras do Clube, crescendo individualmete e juntas enquanto amigas do coração. Que possamos cultivar a fidelidade e a confiança pois é isso que faz com que o ambiente das nossas reuniões seja tão prazerosa.  Beijo 


Andrea

Nenhum comentário: