Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sexta-feira, 3 de abril de 2015

O Reencontro


   Analisando nosso grupo, veremos que, com excessão da Malu, todas nós temos uma coisa em comum… uma localidade, um balneário, uma praia : Atlântida. Neste caso, não è um reino perdido, submerso pelas águas, pelo menos por enquanto, mas um aglomerado de casas e alguns pequenos prédios, entre Xangri-lá e Capão da Canoa, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Fato está que, pra nós, foi lugar onde nos conhecemos, lugar onde tantas e tantas vezes confraternizamos, lugar que, com sua magia, nos relaxa e que, na maioria dos casos, acaba por nos desconcentrar dos objetivos do Clube de Leitura. Lá passamos a maoir parte do tempo entre a nossa última reunião de dezembro, e nosso encontro de março.
 Entre caminhadas à beira mar, mergulhos nas ondas espumejantes, aulas de ritmos, voltas e voltas no Lago, jantares de pura orgia gastronômica, estivemos juntas. Tivemos  a inauguração do apartamento da Su, a feijoada da Titina, a sessão de cinema na casa da Lise, a festança da Lidia… Estou especificando esta problemática, porque, ao retornar as atividades oficiais, muitos foram os relatos de livros não lidos, de falta de tempo e de dificuldade de concentração.



    Nosso retorno das férias foi num encontro na casa da Lidia, nossa Presidente que , visivelmente emocionada, iniciou os trabalhos agradecendo a presença de todas. Fez planos para o ano que está começando, tentando um comprometimento da nossa participação na Flip, em julho, em Paraty. Titina, que infelizmente não esteve presente, foi encarregada de viabilizar este projeto. O início das discussões foi difícil, muitas conversas paralelas.  Como havia uma variedade de livros a serem lidos, ousei pedir as colegas, com 10 dias de antecedência, que produzissem poucas linhas sobre sua atividade literária durante as férias, mas poucas foram as queridas que atenderam minha solicitação. Mesmo assim, a reunião foi rica de trocas d













      Lidinha,  dedicou-se a nos contar a "Eternidade Por Um Fio" de Ken Follett, terceiro romance da trilogia "O Século". Escreveu a Presidente: - Como nos outros volumes, o autor narra acontecimentos históricos mundiais de 1961 e 1989. Através de personagens pertencentes a 4 famílias (alemã, russa, americana e inglesa), que se inter-relacionam com o poder político de seus países e assim, vivem, suas relações amorosas, familiares e profissionais com os momentos históricos. Lidinha, que não é presidente por acaso, leu também a trilogia da história de Getulio Vargas, "Pintassilgo", "Josefina"… Enfim… Leu sem parar. Mas considerou o Ken Follett sensacional, e disse que apesar das 1030 páginas, não o sentiu pesar as pálpebras.

    A Denise, que voltou a nos alegrar com sua presença, depois do curso de Pasticceria na Itália, esteve muito envolvida com a chegada de mais um netinho, o casamento da filha e outras cositas mais… Na realidade, segundo ela, ainda nem chegou direito. Dá pre entender nossa pequeninha, é muita coisa junta! Arlete que seria a próxima, seguindo o círculo, estava, pra variar, no lugar mais confortável da sala, relaxadamente sentada, com um kaftano azul que também devia ser pra lá de confortável. Ganhou no amigo secreto, “O Verão Sem Homens “ e por motivos óbvios, resolveu não ler. Pragas a parte, começou várias leituras, mas não concluiu nenhuma. Uma coisa é certa: aproveitou as férias!















   






     Cléo, leu e apresentou o trabalho por mim solicitado!!! “ O Fio Da Vida” de Kate Atkinson, explora a segunda chance na vida das pessoas. A protagonista morre repetidas vezes, mas conforme as decisões do dia a dia, os fatos podem ser mudados e isso muda também  seu destino. Segundo nossa It Girl sua leitura daria muita discussão. Cleozinha re-leu “O Pai Nosso” e viajou bastante durante as férias. Lise, ganhou da Malu, “O Homem que amava os Cachorros” , mas não leu. Com seu jeitinho autêntico, reconheceu a tal dificuldade de concentração que descrevi no início. Leu, porém, “Se eu ficar” e achou uma porcaria.



Evy foi outra amiga que sofreu do “efeito Atlântida”. Presenteada pela Cléo com o Pintassilgo    não conseguiu engatar a leitura nem dele, nem do precedente “O Homem Que Amava Os Cachorros “, lia mas não vencia, estava difícil de ler. Mas, nossa assistente cibernética foi salva pela aquisição de uma nova máquina fotográfica, cuja performance pode já ser verificada pela qualidade das fotos desta ata. Obrigada, Evelyn, pela tua dedicação. 

Passamos a Karen, outra grande leitora! Ainda bem que ela leu o    " Pintassilgo" e fez o resumo que solicitei, sendo assim, consegui saber do que tratava a obra, já estava curiosa… Escreveu a Karen: - O ponto de partida do livro é um ataque terrorista num museu em NY, no momento que Theo e sua mãe estavam admirando um pequeno quadro chamado ‘Pintassilgo’ do pintor holandês Carel Fabritius. O livro descreve a vida de Theo depois deste dia, após perder a mãe na explosão e levar consigo a tela do pintassilgo, cuja moldura havia sido destruída. O romance é de ótima leitura, segundo Karen, e as reviravoltas da trama prendem o leitor ao longo das suas 720 páginas. Além deste, a devoradora leu a trilogia do Getúlio e "O Fio de Eternidade".



      A Suzana estava de apartamento novo na famosa Atlântida! Um lugar extra aconchegante e gracioso que exigiu dela um esforço concentrado no período de férias. Mesmo assim, ela leu “O nome de Deus” e  teve tempo de trocar o livro que ganhou da Evelyn por outros 4. Nos encantou contando que depois da sua viagem a India, aproveitou para re-ler “O Tigre Branco” e teve o mesmo prazer que experimentou quando da primeira leitura, como todas nós. Karin foi até a metade do “Pintassilgo”, seu presente do amigo secreto, e está amando a redação, que ela avaliou como mais intelectualizada. A Dinamarquesa trabalhou muito durante o verão e teve que fazer opções. Então trabalhou e se deu as festas que não foram poucas, deixando a leitura pra março, hehehehehehe.

      Karin, quando do nosso amigo secreto, me deu “ O Chamado do Anjo", do autor francês Guillaume Musso. Colocou dentro do livro um cartão super afetuoso e passei o verão usando-o como marcador. Toda vez que abria o livro, lembrava dela e do seu carinho. Mas vocês acreditam que quem comprou o presente foi a Karen e não a Karin… Meu mundo caiu! Brincadeiras a parte, conforme relatei na reunião, o livro é delicioso, vibrante, moderno. Uma história de amor só possível nos nossos tempos de globalização que une com imensa facilidade quem está em Los Angeles a quem está em Paris. Envolvendo o mundo da culinária, que amo, com as flores que adoro. Só lendo pra crer! Recomendo! Depois de mim, foi a vez da Malu. Ela também leu muito. Leu e leu, mas era uma literatura sem título e de autor não divulgável. Fica complicado para entrar em detalhes, mas se registra que ela teve nossa compreensão e carinho.



Tínhamos muitos livros no aguardo de entrarem para o nosso seleto grupo. A votação foi tensa, mas no final saiu vencedor “O Diamante de Jerusalém “ de Noah Gordon que travou dura batalha contra “O Sári Vermelho “ de Javier Moro. 







Passamos a mesa e devo dizer que se já os petiscos estavam deliciosos, o jantar foi impecável. Desde a montagem finíssima da mesa até o prato preparado pela Chef Silvana! 




Gostaria de registrar que, sabendo da minha devoção pelos bons vinhos italianos, o Primeiro Cavalheiro do Clube de Leitura Toscana, fez uma seleção imbatível de néctares que foram servidos durante a reunião. Nosso próximo encontro ficou marcado para dia 15 de abril na minha sede! Aguardo as amigas que, visto a volta à realidade e à rotina, deverão apresentar-se lidas e concentradas, ok???

 Beijão

Nenhum comentário: