Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Reunião de 15/04/2015 - O Diamante de Jerusalém


 
 
   Não acho que eu deveria escrever esta ata. Fica complicado a pessoa que sediou a reunião, ser imparcial e comentar com neutralidade um evento que requer tanta dedicação, sem puxar a brasa pro seu lado. Mas, vista a minha próxima ausência, resolvi nem cogitar a dispensa deste meu compromisso. Fui forçada a organizar o encontro no salão de festas do prédio, já que a minha maison está em obras. Nem por isso, abdiquei de dar as colegas o maior conforto possível, providenciando um espaço lounge, e levando de casa todos os mimos que pudessem dar à ocasião, o requinte que ela merece. Tenho certeza que todas teriam apreciado do mesmo modo, mas esta foi a forma que encontrei de acarinhar cada uma das companheiras.
As loiras

As morenas
                                     

















Antes de começarmos o debate sobre o livro, fizemos algumas brincadeiras e o clima entre nós estava jocoso, como sempre. Demos boas risadas separando as loiras das morenas, curtindo o modelito da Arletinha e tirando fotos alla Sharon Stone. Falamos sobre o lindo casamento da filha da Dedê e de como a mãe da noiva estava especialmente elegante. Lamentamos mais uma falta da Titina, que docemente nos desejou um feliz encontro, mesmo de longe. Ainda assuntamos sobre os filhos da Lise indo morar sozinhos e a viagem da Evy pra França. A Malu estava cheia de orgulho do novo neto, Antônio, lindo e calmíssimo. Nos enveredando para o livro de Noah Gordon, tivemos que comentar a dificuldade que a Arlete teve em conseguir o livro, tadinha, sofreu...

     Nossa Presidente iniciou falando sobre o autor americano, do qual já havíamos lido pelo Clube, “ O Último Judeu “. Lidinha declarou ter lido “O Diamante De Jerusalém” no final de semana, na praia, e ter gostado da obra. Achou interessante as três religiões que disputavam o mesmo objeto, com nomes e significados diferentes pra cada uma. Este não é um livro que levante debates, mas os comentários foram fluindo espontâneos com observações, principalmente, sobre o protagonista Harry Hopeman. A Cléo achou superficial e fomos unânimes em concordar que talvez por isso, não nos tenhamos  sentido envolvidas pela narrativa. O tema era muito interessante, mas chegamos a cruel conclusão de que a idade avançada limitou Mr. Gordon a uma trama pouco detalhada na qual estávamos em constante espera pelo grande acontecimento, que não acontecia...
As gurias e o canteirinho de cogumelos recheados
 

 Linkamos , e era impossível deixar de fazer isso,  aos últimos acontecimentos do Estado Islâmico. Karen lembrou e nos contou várias situações de sua viagem a Israel, identificando-as com passagens do livro. Denise foi taxativa ao afirmar que a grande obra do autor foi “O Físico”, devo concordar. Karin notou semelhanças e repetições deste livro com “O Último Judeu” . Mas salvamos aspectos interessantes sobre a tradição dos israelitas, as origens de suas atividades como banqueiros e comerciantes  e o tamanho do diamante amarelo, afinal, dimonds are a girls best friend. Antes de encerrar o debate, recebi um caloroso beijo e abraço da Presidente, que me parabenizou pelo esforço, quando declarei ter lido até as 3h da manhã para acabar e poder participar ativamente das discussões.


                        






    Encabeçado pela Suzana e pela Evelyn, agora procuradora da Titina, e apoiado pela muy séria Denise, um movimento insurgiu colocando que devíamos usar mais tempo da reunião para escolher o próximo livro. Além disso, a proposta era já definir duas obras, vista a dificuldade que temos tido em adquirí-las num curto espaço de tempo.  Indicações da Lídia e da Suzana. Me lembro que neste momento a Lise disse: - quero ver como a Andrea vai fazer a ata, ela não anotou nada!
Gelei. Tinha lembrado de muitas coisas, mas não lembrei de um caderninho e caneta. E pior, já tinha provado todos os vinhos! O que seria de mim??? Coragem! Pensei: tomara que a comida esteja boa, assim vão me perdoar se a ata não estiver...
Voltando aos livros: Em votação, decidimos por “A Distância Entre Nós”, para o encontro de 20 de maio na casa da Cléo e o batalhador “O Sári Vermelho” para junho.














    Antes de passarmos a mesa, presenteei as amigas com pequenos tapetinhos turcos que têm 1001 utilidades! Elas mesmo comprovaram através das fotos que me enviaram ao chegar em casa.


     Sentadas, as gurias curtiram os lugares marcados com o nome de cada uma, Evy pleiteou levar as cadeirinhas como lembrança... A chef Silvana, que já havia nos servido na casa da Suzana e da Lídia continuou nos encantando com seu talento e apresentou um sorrentino de camembert e rúcula com molho aveludado de nata e camarão cítrico. 

















Para a sobremesa sorvete de queijo com calda delicada de goiabada. Tomamos um chá super gostoso, ao qual a Lise resistiu muito. Ela estava com medo de não conseguir dormir...












Como sempre, o bom da conversa acaba começando neste momento, mas também como sempre, a censura não permite a divulgação dos detalhes. Quem ouviu, ouviu...

  Bom. O que minha memória foi capaz de lembrar, esta aí. Espero que o registro tenha ficado bom e que vocês tenham belas e calorosas reuniões na minha ausência. Adoro vocês e este grupo maravilhoso que formamos!

Beijão,
Andrea






Nenhum comentário: