Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Julho de 2015 - O Testamento de Maria




Queridas amigas,

Novamente, coube a mim fazer a ata do nosso encontro.  Eu mesma me ofereci desde logo, e surpreendi a todas, aliviando-as de certa tensão que sempre permeia o início de nossos encontros quando a querida Andréa, redatora oficial, não se faz presente. Conforme meus registros, a última vez, e acredito que a única (às vezes me esqueço de coisas importantes...), que eu redigi a ata, foi no encontro de outubro de 2012, na casa da querida Lise.  Já era hora!  Então aí vai!  Espero ser fiel aos acontecimentos, registrando devidamente nossa animada reunião.
O encontro, como sempre, foi ótimo! E foi temático, como ultimamente vem sendo. Além de os livros nos abrirem a imaginação e nos levarem a conhecer lugares, e vivenciarmos situações e emoções diferentes, nossos jantares têm nos levado a degustar diferentes e deliciosas culinárias de outros países, como nesta vez.


Nosso encontro foi dia 29.07.15, às 19:30. A anfitriã, Suzana, optou por nos receber no  House Café Bistrô, na Rua Dona Laura, 19, que algumas vezes já sediou nossos debates literários.  O jantar foi temático mexicano, por escolha da anfitriã que recentemente voltou bem entusiasmada de viagem pelo México,  tendo trazido, carinhosamente, lembrancinhas para as amigas do Clube, mostrando ter-se lembrado do Clube na viagem.  A mesa estava linda, toda decorada com as lembrancinhas e outros enfeites mexicanos de muito bom gosto, mas não vou me deter em descrevê-los porque as fotos fazem melhor.  Olhem aqui no blog.


De início, enquanto ainda esperávamos alguma retardatária chegar, iniciamos o jantar com uma entrada de quesadilhas, salada e guacamole com queijo especial mexicano, tudo muito gostoso, e bonito, e acompanhado de vinho branco, rosé, tinto, champagne, água e refrigerante. 
Participaram do encontro Arlete, Denise, Evelyn, Karin, Lídia, Lise,  Malu, Suzana e Titina.  
Antes de iniciarmos o debate, foi proposto pela nossa querida Presidente realizarmos o próximo encontro em um anti-restaurante, que se  constitui em um restaurante a portas fechadas, na linha de uma tendência internacional.  Já há  alguns funcionando em Porto Alegre, com sucesso, daí a ideia de conhecer essa nova alternativa. A proposta foi bem acolhida!
A seguir, foi analisada a sugestão de regrar as participações das integrantes do clube, com a concessão de até 5 minutos para cada uma, o que não foi acatado, decidindo-se por permanecer adotando  a dinâmica de reunião.
Fizemos o brinde, a clássica foto com o livro e, então, passamos ao debate.

 Como de praxe, eu (Titina) fiz um muito breve resumo sobre o autor,  Colm Tóibín, irlandês, nascido em 1955, escritor premiado (e indicado para muitos prêmios), jornalista e crítico literário.  Escreveu vários livros, dentre os quais este que lemos “O Testamento de Maria” e esteve este ano na FLIP.
A Lídia gostou muito do livro, que viu como ficção, como Maria poderia ter visto seu filho. 
Achou uma bela estória. Karin achou meio chato, não se apaixonou. Lise e Cléo não gostaram. Denise não gostou muito, mas achou interessante a visão que ela tinha do filho, audacioso.  Uma visão humana, simplória e de certa forma debochada com a religião. Titina gostou mais ou menos, não muito, embora reconheça que foi interessante a abordagem feita pelo autor de uma história tão contada e recontada. Arlete acha que houve distorção da história, não comparou com religião, mas achou fraco.  Evelyn adorou e Suzana gostou muito. Malu, que viu em seu Iwatch o recado da Karen, no início ainda aguardada, justificando que não poderia comparecer por estar envolvida com o seu neto, recém nascido, gostou mais ou menos, mas reconhece que há no livro aspectos que chamam a atenção.  Muitas das amigas compararam o autor e a obra à Saramago  no seu livro “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

    Finalizando, foram analisados e votados três livros, para lermos em prosseguimento ao próximo, já escolhido no mês anterior que foi “O Grande Irmão:

1. O Caminho Estreito para os Confins do Norte de Richard Flanagan;
2. Toda Luz que Não Podemos Ver, de Anthony Doerr;
3. Um lugar Chamado Eternidade, de Ken Follet.
        
Restou  escolhido este último de Ken Follet.


Prosseguimos, então, com o jantar, delicioso e de linda apresentação, com um prato de Chili que consiste em um prato muito tradicional da culinária Mexicana, feito de feijão com carne moída, tomates em pedaços e pimento. De sobremesa, deliciosíssimos mini-churros com doce de leite, que adoramos!!!

Mais comentários, sobre shows, “aparência de artistas", e assuntos gerais.
Por fim, nossa querida e dedicada anfitriã sorteou quatro lindos espelhinhos mexicanos, que foram para as amigas que acertaram os números por ela escolhidos 5 – 13 – 17 e 19.  Eu fui uma das brindadas com o presente.
Nossa próxima reunião será dia 26 de agosto, em um anti-restaurante, como já referido.
Até lá e boas leituras para todas!


Titina

Nenhum comentário: