Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 30 de junho de 2015

REUNIÃO DE JUNHO 2015 - O SÁRI VERMELHO (JAVIER MORO)
 
Sintonia! Essa palavra define nosso Clube de Leitura. 
O que nos move? Crescimento, companheirismo e conhecimento que dividimos e compartilhamos nos encontros iniciados sempre com calorosos abraços de saudades.
                                                              

No dia 24 de junho, Denise, nossa anfitriã e aniversariante nos recebeu com sua habitual doçura. Tudo foi preparado e decorado com muito carinho! 
Como nosso Clube está cada vez mais sofisticado, antes de escrever sobre o debate vou salientar o cardápio elaborado pelo Chef Michel Valandro, uma delícia, com uma bela combinação de sabores! 
Iniciamos com canapés variados, a entrada foi um suave creme Zuquinne com curry,  o prato principal um Carré de Cordeiro em crosta de ervas asiáticas e arroz Thay com leite de coco (picante na medida certa e muito saboroso) e o gran finale o "Dolce":  Peras confit em açafrão, vinho branco e especiarias com sorvete de capim santo ( estava tão bom, tão bom, um luxo só).
                                                                   

                                                                     

Neste encontro não conseguimos reunir todas as participantes. Faltaram a Malu (viajante constante) e Andrea (em missão secreta) nossa redatora oficial, eis o porquê de eu estar escrevendo esta ata ( não foi por livre e espontânea vontade).
Participantes: Denise, Evelyn, Titina, Karen, Arlete, Lise, Lidia, Suzana, Karin e eu.
                                                                        
                                                                     
                                                                                                         
Titina fez a abertura falando sobre o autor Javier Moro (Madrid 1955) pai espanhol e mãe francesa e grande pesquisador.
Escreveu vários livros, entre eles, Paixão Índia, As Montanhas de Buda, O Império és tu, O Pé de Jaipur, Caminhos de Liberdade - a Luta pela defesa da Selva.
  

O debate iniciou solto, todas falando entusiasmadas e ao mesmo tempo, nossa presidente Lidia controlando com mão firme a reunião. 
 
Javier Moro romanceia uma história verídica de uma italiana, Sonia Maino, que se apaixona por um indiano, Rajiv Ghandi, quando os dois são estudantes em Cambridge.
A partir do momento que Sônia deixa para trás a sua cultura e vai morar numa Índia turbulenta, os dois vivem uma grande história de amor que sobreviveu mesmo depois da morte de Rajiv, filho da ex primeira-ministra Indira Gandhi (sem relação com Mahatma Gandhi, herói da Independência da Índia).
Sonia, mulher forte, corajosa e honesta se torna venerada pelos indianos. Após vencer as eleições em 2004, recusou-se a assumir o cargo de primeira-ministra por causa das críticas acerca de sua nacionalidade.
 
( pág. 417 - ... Em poucos dias, Sonia provocou uma revolução silenciosa, cujo impacto será sentido durante anos. Com sua renúncia, demonstrou que a política nem sempre é equivalente à cobiça. Também demonstrou que uma pessoa se torna indiana só por um acidente de nascença. Ser indiano se consegue amando o país, comprometendo-se com ele e sendo forte para antepor os interesses da nação aos próprios. Por seu gesto histórico, Sonia Gandhi lembrou aos hindus que a verdadeira força de sua nação está em sua tolerância, em sua tradicional abertura para os outros, em sua crença de que todas as religiões fazem parte de uma busca comum da humanidade para encontrar um sentido para a vida.
Por curiosidade da vida, uma cristã teve que devolver a dignidade e a confiança à maioria dos hindus, esses que nunca se sentiram representados no governo anterior. ..)
 
Para organizar e resumir pedi a cada uma que descrevesse o livro em uma única palavra:
Evelyn - Profundo
Lidia    - Abrangente
Karen  - Histórico
Denise - Humano
Arlete  -Não leu
Titina  - Longo
Lise     - Político
Karin   - Glorioso
Suzana - Interessante
Cléo     - Amoroso 
                                                                         
 
O debate se estendeu por um bom tempo: Denise falou sobre o fanatismo religioso, Evy da falta de privacidade que a família Gandhi tinha diariamente, Suzana comentou sua viagem recente à Índia,  Lise pesquisou e acrescentou dados atualizados sobre os filhos de Sonia, Rahul e Priyanka, Lidia comentou sobre o livro que está lendo, D. Pedro - O Rei Imperador, do mesmo autor, Javier Moro, Karen encantada com o amor de Sonia pelo marido, Titina não gostou muito do livro, Karin achou uma grandiosidade a renúncia de Sonia.
                                                                                        

Escolhemos o livro do mês de agosto, já que o do mês de julho foi escolhido na última reunião. Não foi por unanimidade a escolha do Grande Irmão de Lionel Shriver, livro sobre um tema social e ao mesmo tempo dolorosamente íntimo que nos faz questionar se é possível proteger as pessoas que amamos, delas mesmas.
 
A próxima reunião será na casa da Suzana, no dia 29 de julho (é sempre um grande prazer preparar esses encontros).


                                                                                         
                                                                                  
Como era noite de aniversário, continuamos as comemorações com presentes e parabéns para a Denise que nos brindou com lembrancinhas personalizadas.
Grande noite! Muita conversa, trocas de idéias e opiniões, muito bacana esse nosso Clube!
Beijos


Cléo

Um comentário:

Evelyn Saadi disse...

Nossas reuniões estão cada vez melhores! O nivel de discussão e o acumulo de experiência de leitura é evidente, não acham? Cleo, és uma excelente redatora!