Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sábado, 8 de outubro de 2016

Reunião de 14/09/2016 O Herói Discreto


              


            Dia 14/10/2016, começamos os festejos de aniversário da Karin! Queridíssima, ela nos ofereceu um jantar no COZI , onde fizemos a reunião do Clube de Leitura Toscana e debatemos  “ O Herói Discreto” de Vargas Llosa.
Aguardamos a chegada de todas para homenagear a amiga  e começar a  reunião. Foi difícil, pois a Denise, na sua incansável função de vó, chegou beeeeeem atrasada.



               Iniciamos de maneira diferente, com a entrega do presente ao som de um bem cantado Parabéns a Você! Karinzita adorou e abriu aquele belíssimo sorriso a que já estamos habituadas. Roupa de ginástica com tênis Off White pra nossa atleta que malha todos os dias as 6:00 da matina!

              Agradou muito apresentação do autor pela Titina, pois a mesma não omitiu detalhes pessoais interessantíssimos da vida deste homem encantador. Demos boas risadas ao descobrir passagens picantes e curiosas do percurso do agora amigo íntimo,  Llosa....



              O livro era realmente muito bom, com personagens ricos de traços peculiares. Todas gostaram, e segundo a Karin está muito cotado para ser o nosso melhor livro do ano. A relação com os filhos e os próprios filhos e suas ações e reações estiveram norteando o debate que fluiu e causou alguns confrontos... todos saudáveis!

               Fizeram falta as amigas Cléo e Malu, ambas viajando. Presentes eu, Lidia, Titina, Evelyn, Suzana, Lise, Karen, Denise e a Dinamarquesa.

               A escolha do próximo livro deu bastante trabalho. Lídia trouxe vários, Titina tinha propostas,  mas venceu a sugestão da Suzana. Ela indicou “ Memórias de Adriano “ um clássico de Marguerite Yourcenar. Porém isso não é tudo... pra desespero da Lise , Lidinha resolveu propor mais um desafio... que lêssemos, aos pouquinhos, “ Uma História Descomplicada da Filosofia “ de Fernando Savater. Sendo assim, para a próxima reunião, em minha casa, vir com ‘Sócrates’  lido!



                Fomos pra mesa e o jantar estava uma delícia. Devo ressaltar, que, apesar de estarmos em um restaurante, foi a aniversariante quem decorou o cenário do nosso encontro.  O papo  estava ótimo, mas fomos surpreendidas pela saída precoce da Presidente, que precisou se ausentar por motivos quase familiares.  Resta agradecer a Karin por ter nos proporcionado mais este lindo e agradável encontro!




Beijocas,

Andrea

Nenhum comentário: