Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Reunião de 9/06/2016 - GALVEIAS


    



                        Esta não deve ser considerada uma ata, mas apenas um registro do encontro do dia 09/06/2016, quando nos reunimos na casa da Presidente Lidia, para debater Galveias de José Luis Peixoto.                                                                                                                                                          
  


Fui iludida pela Malu, cuja promessa era gravar o encontro e depois me passar o audio. Só que isso nunca aconteceu. Então, passado o tempo, devido aos compromissos de ambas, eis que decidi por livre e espontânea pressão, somente relatar brevemente nossa reunião. Lastimo que isso tenha ocorrido justamente neste evento que foi tão bem preparado pela Lídia e no qual estávamos todas presentes.

 

Após a apresentação deste jovem escritor português, o debate foi animado. Ressaltada a escrita fria e cruel do autor que escolheu a ruralidade da pequena aldeia onde passou sua infância para ambientar esta narrativa repleta de simbologia.  As prostitutas que faziam pão para alimentar a comunidade, os animais que tinham personalidade e  profunda humanidade, o cheiro de enxofre persistente. Tudo simbolizava e caracterizava a portugalidade.







A casa foi preparada com esmero, o fogo aceso, o serviço impecável e os pratos de inspiração portuguesa, servidos na linda mesa decorada com detalhes dourados. Caldo verde, arroz de pato, pudim de claras, tudo delicioso. Os vinhos ficaram aos cuidados do Somelier Claudionor, que acertou todas! Como lembrançinha, levamos pra casa docinhos portugueses que prolongaram o aconchego do encontro.

Ficou definido para a próxima reunião Destinos e Fúrias de Lauren Groff.

P.S. após o debate houve uma sessão de p-commerce (comércio pessoal) oferecido pela Arletinha!

Nenhum comentário: