Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 21 de novembro de 2017

REUNIÃO DE OUTUBRO DE 2017



Ata de nossa reunião de 23 de outubro de 2017 
Hora: 19h 30min 
Lugar: UM Bar & Cozinha 
Livro: Stoner, de John Williams 

Nossa reunião começou se iniciou às 19h30min, nesse novo bar, e restaurante, e “wine store” que muitas ainda não conheciam. Foi ótima! Compareceram quase todas as integrantes do Clube de Leitura Toscana: Andrea, Cléo, Denise, Evelyn, Karin, Lídia, Lise, Malu, Suzana e Titina. 

O aperitivo foi de queijos, frios, pães, champagne rosé e vinho branco. Iniciado o aperitivo, foi feita a introdução, com um breve resumo da vida do autor,John Williams,americano, nascido em 1922, criado no nordeste do Texase que viveu até 1994. No livro, é contada a vida deWilliam Stoner, filho de humildes camponeses. Conforme resumo do site da Cultura, no livro é contada a vida de Stonerque,emboratenha nascido destinado a trabalhar a terra como seus antepassados, acaba, por acaso,adotando um caminho diferente e, motivado por sua paixão pela literatura, torna-se professor universitário. Ele casa, tem uma filha, passa pelos altos e baixos da vida, adoece, morre.Os cinquenta anos da vida de William Stoner são narrados com grande precisão e sensibilidade através de um estilo simples e elegante. São descritos seu progressivo e doloroso afastamento da família, as relações complicadas com os colegas, as amizades tragicamente marcadas pela guerra, a difícil vida conjugal, o intenso e impossível amor clandestino com uma professora mais jovem. Stoner reage às provações da vida com aparente impassibilidade e silencioso estoicismo, 
emergindo como um inesquecível e improvável heroi da vida cotidiana.As integrantes do clube gostaram muito do livro,(com poucas exceções), que gerou boa discussão.  O debate foi intenso e muito interessante.
A seguir, jantamos, com menu do Chef Carlos Kristensen: 
- entrada de mil folhas de queijo colonial, com chimia de bergamota e saladinha verde; 
- como prato principal escolheu-se entre pirarucu, com creme de milho crioulo e mini legumes assados ou arroz negro caldoso de polvo; 
- de sobremesa, sorvete de guabiroba. 
Tudo ótimo! Todas adoramos! 


Titina. 

Nenhum comentário: