Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Ata de nossa reunião de 21 de novembro de 2017




Ata de nossa reunião de 21 de novembro de 2017

Hora: 19h 30min
Lugar: Restaurante Vinum, na rua Marquês do Herval, 52
Livro: Os Novos Moradores,  de Francisco de Azevedo


Nossa reunião se iniciou às 19h30min, no andar superior do restaurante Vinum.  Algumas integrantes se atrasaram  (aniversários, compromissos, etc.) mas, pelas 20:00, já estavam presentes todas as amigas que compareceriam: Andrea, Cléo, Evelyn, Karen, Karin, Lídia, Lise, Suzana e Titina. 

Desta vez foi a Lídia  quem fez uma breve  introdução sobre o autor, breve porque ele que já era conhecido de outros  encontros uma vez que é o terceiro livro dele que lemos no Clube (“O Arroz de Palma” e “Gabito”).  Trata-se de um escritor brasileiro, que também é dramaturgo e ex-diplomata.  A história se passa no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro, em duas casas geminadas, uma cinza, em que reside uma família severa, e outra colorida, com integrantes mais leves. A narrativa envolve segredos, amor, família, dificuldades com a situação de incesto que acontece em uma das famílias.  Com o andar dos acontecimentos, as pessoas saem do local que ocupam na família, passando a ocupar novos espaços e testando novos limites. Houve muita discussão (como sempre).  Algumas amigas gostaram, e até adoraram.  Outras, contudo, não gostaram, em especial por acharem que não houve maior aprofundamento dos personagens que parecerem aceitar de bom grado  e sem maiores angústias situações bastante complexas que ocorreram no desenrolar da história.

Foi tirada a foto oficial e sorteamos o “já-tradicional” amigo secreto de Natal.  Comemos pãezinhos, patês, bruschetas de tomates durante o debate, jantando, a seguir, com pedidos a la carte de polvo, sorrentinos, filés.  De bebida, espumante, vinhos brancos e tinto, além de água e refrigerantes.  Pelas 22 horas, aproximadamente, se encerrou a reunião.  Mas apenas para a maioria das integrantes, pois a Cléo e a Lise esticaram o encontro por mais um bom tempo, conversando animadamente noite adentro , hehe, como se pôde constatar com as fotos por elas enviadas no grupo de whattsapp. 

A Andrea convidou as amigas para comemorar o seu aniversário no próximo encontro, dia 13.12, no Restaurante Nova York, 72, quando debateremos o livro Dias de Abandono, de Elena Ferrante.  Nesta data será também realizado nosso amigo secreto de Natal.

Até lá, meninas, boas leituras para todas!

Titina.

Nenhum comentário: