Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 8 de maio de 2018

Ata de nossa reunião de 18 de abril de 2018




Ata de nossa reunião de 18 de abril de 2018

Hora: 19h 30min
Lugar: Restaurante Mandarinier Gastronomia, na Rua Alberto Tôrres, 228, Cidade Baixa
Livro: Quatro Estações em Roma de Anthony Doerr

        Compareceram a nossa reunião de abril dez integrantes do Clube: Andrea, Cléo, Denise, Evelyn,  Karen, Karin, Lise, Malu, Suzana e Titina. 
       Foi uma reunião sem qualquer disciplina, ante a ausência de nossa Presidente.  Houve conversas paralelas, fuga do assunto, tudo o que é proibido nas reuniões. As integrantes do Clube pareciam crianças.  A falta da presidente foi muito lamentada! Foi tirada a foto oficial e fiz uma breve  introdução sobre o autor, considerando que o livro é autobiográfico, retratando uma fase de sua vida.  No dia em que o escritor  e a esposa voltam da maternidade com seus gêmeos recém-nascidos, Henry e Owen, ele descobre que recebeu um prêmio da Academia Americana de Artes e Letras, o Rome Prize, que inclui ajuda de custo, um apartamento e um estúdio para escrever na Itália. Quatro estações em Roma nasce, assim, das memórias do ano que o autor passou na cidade com a esposa e os filhos.  As amigas, no geral, não gostaram muito do livro, acharam meio bobinho.  Houve quem gostasse, por ser leve e despretensioso. Não havia polêmica, contudo, então não ensejou grandes debates.  Na verdade, iniciamos a reunião sem gostar muito do livro mas, depois de conversarmos, todas parece   que o apreciaram mais.
       Jantamos carpaccio de porco com abacaxi e mostarda de entrada.  Tilápia com purê de abóbora clara e farofinha.  De sobremesa torta de iogurte com frutas vermelhas.  Bebemos vinhos rosé e branco, água e, por fim, cafezinho.
        Foram votados para os dois próximos meses, nesta ordem, 1984 de George Orwell e Olive Kitteridge, de Elizabeth Stroud.

        Por fim, ficou agendada nossa próxima reunião para o dia 29 de maio, uma terça-feira.
        Até lá, meninas, boas leituras para todas!

        Titina


Nenhum comentário: