Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 26 de junho de 2018

1984 - GEORGE ORWELL





Ata de nossa reunião de 29 de maio de 2018


Hora: 19h 30min
Lugar: Restaurante O Grão Real Food, na Rua Alameda Alípio César, 114
Livro: 1984 de George Orwell

Compareceram a nossa reunião de abril dez integrantes do Clube: Andrea, Cléo, Evelyn,  Karin, Lidia, Lise, Suzana e Titina.  
Nossa reunião se iniciou às 19h30min, no Restaurante O Grão Real Food.  saudável e orgânica, sem glúten, lactose e excesso de açúcar. Foi tirada a foto oficial. E iniciamos tendo como aperitivo batata doce fatiada e assada com requeijão de castanhas e molho churrasco. 
Fiz uma breve  introdução sobre o autor Eric Arthur Blair,  mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, que foi um escritor, jornalista e ensaísta político inglês, nascido na Índia Britânica. Sua obra é marcada por uma intensa oposição ao totalitarismo. Foi um cronista da cultura inglesa do século XX e o seu livro mais conhecido foi o que  lemos, “1984”, escrito em 1949, uma ano antes de sua morte.  Outro livro seu que fez grande sucesso foi a novela satírica “A Revolução dos Bichos”, de 1945. Juntas, estas obras venderam mais cópias do que os dois livros mais vendidos de qualquer outro escritor do século XX.  O livro “1984”  conta a vida do personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registos históricos, para satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o Partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários das décadas de 30 e 40
As amigas gostaram do livro, e manifestaram que foi importante termos lido um livro tão conhecido, um clássico do século XX, mas nem todas apreciaram muito a leitura. Houve um pequeno debate e logo passamos ao jantar, bem diferente, todo orgânico, e do agrado de todas.
Iniciamos comendo o prato “Crema”, um salpicão preparado com ingredientes funcionais e muito colorido, com frango, repolho roxo, cenoura, cramberry, batata palha de batata doce, salsa e maionese de painço. Muito bem apresentado, com decoração de flores. 
A seguir, risoto de arroz integral cateto com frango, molho branco sem gluten e sem lactose.
Por fim, de sobremesa, deliciosos mini quindins, e torta lamore de tâmaras com ganache de chocolate e doce de leite e praline de côco.
Flores em tudo
Houve votação para o livro de julho e com apertada vitória foi escolhido do “O Homem Comum”, de Philip Roth que concorreu com “Casei com um Comunista”.
Surgiu, na reunião, a ideia de convidarmos, por meio da Cléo, que é amiga pessoal da escritora, a Martha Medeiros para uma reunião – teríamos que ler um livro dela – “Fora de Mim” surgiu como sugestão – para podermos realizar o debate.  Fica registrada a ideia.
A próxima reunião foi marcada para o dia  28.06, terça-feira, excepcionalmente, porque  na quarta-feira (29/06), haveria jogo do Brasil na Copa do Mundo, quando será debatido o livro Olive Kitteridge, de Elizabeth Strout.
Titina.



Nenhum comentário: