Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

sexta-feira, 13 de julho de 2018

Olive Kitteridge - Elizabeth Strout



Ata de nossa reunião de 26 de junho de 2018

Hora: 19h 30min

Lugar: Restaurante Mandarinier Gastronomia, na Rua Alberto Tôrres, 228, Cidade Baixa

Livro: Olive Kitteridge, de Elizabeth Stroud


Compareceram a nossa reunião de abril nove integrantes do Clube: Cléo, Denise, Evelyn, Karen, Karin, Lidia, Lise, Malu e Titina.

Nossa reunião se iniciou às 19h30min, no Restaurante Mandarinier Gastronomia. 

Iniciamos tendo como aperitivo pãezinhos com manteiga, e vinho Las Moras, Chardonnay. 

Conversamos sobre assuntos gerais, política mundial e nacional, etc enquanto não chegavam todas as amigas. A Lidia, que avisou que talvez se atrasasse, foi quase pontual e a sua chegada foi muito festejada. 

Fiz uma breve introdução sobre a autora, escritora americana, Elizabeth Strout, nascida em 1956 em Portland, no Maine. Ela é bastante conhecida nos Estados Unidos e escreveu vários livros. Fez muito sucesso com o livro que lemos, Olive Kitteridge, escrito em 2008, que arrecadou quase US$ 25 milhões, com mais de um milhão de cópias vendidas. Este romance ganhou o Prêmio Pulitzer de 2009 pela ficção e foi adaptado para uma minissérie vencedora do Emmy. Olive Kitteridge é a personagem principal do livro, em torno da qual gravitam as treze histórias que se entrelaçam. Olive é uma professora de matemática aposentada da pequena Crosby, no litoral do Maine. Ao longo de quase trinta anos, acompanhamos sua trajetória: a passagem da maturidade à velhice, suas próprias agruras, sofrimentos e emoções, e os pequenos e grandes dramas que a cercam, fatos da comunidade, assim como as vidas que se desenrolam ao seu redor, com desejo, desespero, ciúme, esperança e amor. 

A maioria das amigas gostou do livro, algumas gostaram muito (eu, dentre estas), mas houve quem não o apreciasse. Aquelas que gostaram acabaram se afeiçoando à Olive, que inicialmente se mostra uma pessoa um pouco amarga, mas que é também generosa, e consideraram que ela é fascinante pela suas falhas, bem expostas nas histórias contadas. A crítica do livro diz que, sem nenhum sentimentalismo, Elizabeth Strout nos mostra que tentar compreender as pessoas e se solidarizar com elas é sempre o melhor caminho. Após o debate, passamos ao jantar, sempre delicioso. 

Iniciamos comendo um creme de cenoura com azeite de bergamota, croutons e decoração floral. A seguir, comemos um vazio 20 horas, com purê de batata doce e laranja e farofa de alecrim. De sobremesa bavaroise de doce de leite com amêndoas e sorvete de manga. Uma combinação poética, foi comentado! Ao final, tiramos a foto oficial. 

Houve votação para o livro de agosto e foi escolhido o livro Americanah, da nigeriana Chimamanda Ngozi. 

A próxima reunião foi marcada para o dia 18.07, quarta-feira, quando será debatido o livro “O Homem Comum”, de Philip Roth. 

Agendem-se, leiam bastante e até lá! 

Bjo, Titina.

Um comentário:

Titina disse...

👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼