Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 26 de abril de 2016

REUNIÃO DE MARÇO DE 2016



A nossa primeira reunião do ano aconteceu na casa da Lise, contando com a presença de Lise, Lidia, Malu, Suzana, Titina, Arlete, Cléo, Denise, Karin e Evelyn. Andrea, em Istambul, e Karen não compareceram.
Aperitivos e canapés deliciosos, regados a vinho branco e espumante, descontraíram o ambiente e incentivaram a confraternização.
Os acontecimentos políticos do dia  tiveram reflexos em nosso encontro. Panelaços e buzinadas entremeavam nossas manifestações literárias. Nossa Presidente, Lidia, se manifestou, solicitando que ficássemos todas à vontade para comentar os fatos do dia – Lula levado a depor pela PF. Expressas algumas opiniões, optou-se por nos ater aos tópicos literários, motivo maior de nossos encontros mensais.


Neste início de ano, os livros recebidos da amiga secreta no Natal deveriam ser comentados por cada uma, o que foi feito entusiasticamente.
Arlete iniciou, comentando  A arte do presente  de Ariane Mnouchkine , recebido da Karen. A autora apresenta entrevistas  com a mulher criadora do Cirque du Soleil. As duas se atritaram durante o trabalho, mas a jornalista editou o livro mesmo assim, porque nāo quis valorizar o atrito e, sim, as entrevistas. E o fez como um presente, resultando daí o título.
Arlete se encantou com a história real da entrevistada e toda a sua trajetória como mulher e empreendedora.
A seguir, Cléo falou sobre  Mulher de barro  de Joyce Carol Oates. Ela começou a ler, tentou…, mas nāo conseguiu. Muito ruim!
A Denise apresentou  Um dia de David Nicholls presente da Malu.
Romance sobre dois jovens, que já se conheciam, envolvem-se e se apaixonam. Ele rico, lindo, sem saber o que fazer de sua vida. Ela, precisando trabalhar para se sustentar, se considerando uma patinha feia, com baixa autoestima, batalhadora.
Vidas paralelas, mantêm contato, ela trabalha numa lanchonete, ótima profissional, faz sucesso com franquias. Ele trabalha na mídia, fica famoso, acaba se casando e tendo uma filha, a mulher o trai com outro mais rico, quando ele já está envolvido com bebidas e drogas. Finalmente resolvem viver junto e ela morre. O livro foi adaptado para o cinema com o mesmo título.
Toda a luz que nāo podemos ver , escrito por Anthony Doerr, foi lido por Malu que recebeu da Arlete e pela Evelyn presenteada pela Karen..
A Evelyn nāo terminou a leitura, mas disse estar adorando. Capítulos curtos, alternando entre as duas personagens principais: ele, um órfão alemão preparado para o nazismo, especializado em radiocomunicação; ela, francesa, cega na infância, criada por pai espetacular que a treina para ser independente, projetando e construindo  maquetes da cidade. História sensível e interessante.
Eu, Malu, também nāo terminei, estou adorando, nāo quis me apressar, curtindo muito. Maravilhoso! Sensibilidade do autor, numa linha descreve poeticamente a luz do sol, o barulho do mar, a textura das pedras…Descriçāo envolvente, ao contrário de O Filho do pai  , onde era cansativa, chata e monótona. Metáforas do caramujo, do mar…Ao ler as descrições poéticas da cega, parece que sentimos as cores, sons e aromas.
Titina recebeu de Lise o livro, de Michel Houllebecq,  Partículas elementares  , história de dois irmāos, Michel e Bruno, trajetórias familiares sentimentais e caóticas. Gostou.
Lidia ganhou dois livros de Titina, um de contos  Fratura exposta  - ela nāo gosta muito do gênero, mas apreciou este, de um escritor de 23 anos, bem escrito.
 O outro,  Nihogin, de Georgina von Etzdorf, narra a vinda de japoneses para Sa8o Paulo, em 1920, durante a Primeira Guerra. O imperador japonês é visto como divindade e, quando pede que seus súditos emigrem para outros países para ganhar dinheiro e ajudar o país a se reerguer, obedecem. A história mostra uma família, em SPaulo, a dificuldade de adaptaçāo com a cultura, duas gerações. Na Segunda Guerra, derrotados, nāo admitem a derrota, acham que os americanos mentem. Vivem uma realidade paralela. Perseguem os que nāo acreditam na versāo japonesa, condenam e matam. Um dos netos foi morto, em cerimônia, com espada, por nāo crer. Mesmo quando o imperador declara a derrota, continuam nāo acreditando. Hist6ria verdadeira, passada no Bairro Liberdade.
Lidia achou maravilhosos, fácil de ler, além de ser um testemunho de época, rico nas relações homem-mulher., tendo ganho o prêmio Jaboti 2012.
Karin leu muito pouco nas ferias, marido espaçoso…Ganhou da Denise Gastronomia Brasileira , livro diferente, para estudar e deixar exposto, maravilhoso e lindo! Ingredientes do Brasil, com enfoque diferenciado e receitas ótimas.
Lise ganhou da Suzana  Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, e adorou. Trata-se da história veridica da māe do autor, com Ahlzeimer. Ele tinha 11 anos quando perdeu o pai torturado e assassinado pela ditadura militar. Foi criado pela māe, juntamente com 4 irmās, mulher super parceira do marido e que, viúva,, cursou Direito aos 45 anos, engajada e boa māe. Casado, com um filho, paraplégico, o autor ficou responsável  por ela. Muito bem escrito e de fácil leitura.
Suzana pediu e recebeu da Cléo o livro  Submissāo, de Michel Houllebecq. De dif[icil leitura, mas interessante, conta a trama de um professor universitário, em Paris, em 2022, um  solitário sem se dar com os pais e sem se envolver com a namorada. Super intelectual, escreveu uma tese – é ficçāo, mas a descriçāo da tese torna muito chato, Um candidato muçulmano, francês, elege-se presidente numa coligaçāo. Seu partido fica somente com o Ministério da Educaçāo, deixando o resto para os outros aliados. Fazem um trabalho de destruiçāo das escolas públicas, demissāo de professores, implementando a cultura muçulmana. No final, o professor é recontratado com muitas vantagens, se transforma em muçulmano, casa com três mulheres. Interessante como atraem facilmente os ocidentais.
Após cada exposiçāo, seguiu-se debates, com elogios e críticas e muitas sugestões de leituras.
Encerrada a pauta principal, seguiu-se o jantar, impecável, com um prato principal – espaguete negro com camarāo – sendo flambado na mesa, pelo chef, num belo show pirotécnico.
Ao erguer o prato, cada uma de nós foi surpreendida por trechos de músicas ou poesias impressas no jogo americano.

E que minha loucura seja perdoada
Porque metade de mim é
AMOR
E a outra metade
Também

Ah! Se o mundo inteiro pudesse
Ouvir
Tenho muito pra contar
Dizer que aprendi…     Tim Maia

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito…            Lulu Santos e Nelson Motta

Cada uma leu seu poema e algumas cantaram suas músicas, talentos devidamente gravados por Evelyn.
A escolha dos próximos dois livros foi feita a seguir.
Tendo em vista a morte do escritor Umberto Eco, Lise apresentou como sugestão  Número Zero , sendo este votado pela maioria para o mês de abril.
Outros livros sugeridos, a escolha para maio recaiu em Galveias de José Luís Peixoto.

Foi decidida, também, a data 27 de abril para o próximo evento de nosso Clube, a ser realizado na casa da Malu.
Sobremesas deliciosas, de manga a do chef e a ambrosia da Lise, que fez muito sucesso, encerraram o jantar, devidamente registrado em fotos pela Evelyn.
Lise nos presenteou com um livro, num gesto carinhoso.
Fotos do grupo com seus respectivos livros, deram por finalizado mais este encontro, num clima de alegria e amizade.


Malu


Um comentário:

Titina disse...

Belo registro da reunião. Adorei! Revivi nosso maravilhoso encontro. Parabéns, Malu!