Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

terça-feira, 21 de agosto de 2012


Queridas amigas leitoras,

 

Muito bom nosso encontro! Demorei para fazer o registro, por falta de tempo, envolvida com outras atividades, pessoais, familiares e profissionais, e 
também pq tive que aprender a me manifestar no nosso blog. Espero ter aprendido certinho, he, he. 

Ótimo nosso encontro, o jantar, o carinho da anfitriã, a companhia das queridas amigas - eu estava com saudades. Ótima, também, como sempre a ata de nossa querida e criativa redatora oficial. Bem fidedigna, exceto quanto à biografia do autor,he, he, de novo. Levei tudo preparadinho, queridas, mas como cheguei atrasada, involuntariamente, registre-se (missa de formatura da minha filha Mariana, em psicologia) e como havia muito o que comentar e ler e debater a respeito do livro, acabamos sem tempo. Aproveito para colar abaixo o resuminho que eu tinha preparado, sobre o autor. E prometo não chegar atrasada nos próximos, para apresentar as biografias na hora certa, antes de debatermos o livro. Aí vai, bom fim de semana a todas, bjo, Titina:

O nosso escritor desse mês é Edmund Waal. Ele é um ceramista de renome mundial, que vive em Londres. Nasceu em 1964. Estudou literatura em Cambridge e também no Japão. O livro “A Lebre com Olhos de Âmbar”, segundo Edmund, se constitui essencialmente na biografia de uma coleção de netsuquês. É, porém, de forma indireta, a biografia de sua família. O foco, contudo, é na coleção de netsuquês, como a coleção começou, por onde andou, em que locais foi guardada, etc. A partir daí, toma-se contato com a vida da família do autor. É contada a ascensão e a queda de uma dinastia judaica. Por via reflexa, tem-se um panorama da vida cultural na Europa do final do sáculo XIX ao século XX, e dos problemas enfrentados no continente, as duas guerras mundiais, a perseguição aos judeus, etc. O livro trata ainda da diáspora do povo judeu e da sobrevivência dos objetos. A coleção passa por quatro proprietários e é guardada em quatro lugares, conforme contado no livro: 
1. Na sala de Charles, em Paris;
2. No quarto de vestir da bisavó do autor, Emmy, no Palais Ephrussi, em Viena, ao alcance de seus filhos (dentre os quais a avó do autor);
3. No quarto de do tio do autor, irmão de sua mãe, Ignace ou Iggie, em Tóquio;
4. E, por fim, na casa do próprio escritor, em Londres, ao alcance de seus filhos, como estivera ao alcance de sua avó quando criança.
O autor recebeu o prêmio Costa Booking Awards em 2010 pelo livro, na categoria biografia. Trata-se de um prêmio prestigiado no Reino Unido, que premia autores do Reino Unido e Irlanda com 5.000 libras. O livro já foi publicado em 20 línguas.
18 de agosto de 2012 15:32

Titina


Um comentário:

Evelyn Saadi disse...

Titina, muito obrigada! A justificativa para o atraso é muuuiito boa.bjs