Por sugestão de uma amiga interessada em reunir o grupo e incentivar a leitura, criamos de forma bastante informal, um CLUBE DE LEITURA que está em plena atividade e já debate (outubro de 2011) seu quarto livro. Nossos encontros são mensais e  recheados de muitas discussões. Como não somos experts, muito menos críticos literários, debatemos os sentimentos que os livros nos proporcionam, o que tem se mostrado muito rico do ponto de vista do crescimento individual e da convivência coletiva fraterna.
         A criação deste Blog é para que registremos a trajetória do Clube. O nome TOSCANA, surge para homenagear  aquela região italiana que, após  uma viagem que fizemos ( entre 11 casais)  para visitá-la, em abril de 2011, ela ficou indelevelmente marcada nos nossos corações. Como a criação do CLUBE DE LEITURA,  decorreu da parceria desenvolvida naquela viagem, a continuidade  do convívio daquele grupo (hoje ampliado), também justifica a homenagem.
         Este  Blog, que é restrito às participantes do CLUBE DE LEITURA TOSCANA, poderá conter  toda espécie de comentários, sugestões e propostas referentes a livros (lidos ou não), filmes, músicas,  peças teatrais e/ou shows , sobre os quais queiramos compartir impressões.
Bem vindas amigas!

quarta-feira, 29 de agosto de 2012


                                             

                         50 Tons de Cinza




   A reunião não poderia ter sido mais divertida, aliás, começava já com um cartaz de boas vindas, indicando o caminho do Quarto Vermelho da “Dor”...



   No andar superior se ouvia música clássica ao piano, lamentavelmente, não era Christian Grey quem tocava... Ele não veio pessoalmente, mas estava no imaginário de cada uma de nós inspirando um amplo debate . 

   Nos sentamos ao redor de uma mesa com queijos, frios, grissinis e bebemos vinho branco, espumante e vinho tinto, de acordo com as preferências. Nossa Presidenta Lídia, de novo visual, com cabelos curtinhos muito joviais, autorizou o início da reunião, ainda sem a Malu, bem atrasada. Titina apresentou a autora E L James que, inspirada no Crepúsculo, escreveu já de primeira, um best seller , ou melhor uma trilogia que apaixonou leitores ( provavelmente mais leitoras) em todo o mundo.  

  A primeira explanação foi da Cléo, com anotações em bloquinhos variados, nos lembrando da sequência dos fatos. Cada uma de nós tinha algo a acrescentar, alguma sensação a dividir, alguma história de “amiga “   pra contar. A verdade é que pensávamos em  ler um romance sadomasoquista - e isto havia amedrontado a maioria - e acabamos lendo uma Cinderela moderna, uma Sabrina apimentada.  Encontramos na história aquilo que achamos que pudesse ser a solução ou um novo caminho para os casamentos e relacionamentos.

  Sim, o tal do Sr. Grey era um controlador e isto deixou a Lise e a Suzana meio de cara, mas por outro lado o que ele proporcionava para a Anastásia foi considerado pela Karin como um investimento na relação. As palmadas foram doídas, porém todas queríamos ter andado de helicóptero ou de planador. Todas ainda estamos curiosas em saber porque ele não quer ser tocado. A Arletinha ficou meio confusa com a calça caída e surrada, pra ela parecia coisa de gente muito jovem, não pro bico dela... A Evelyn, ao contrário ficou caidinha pelo Christian, eu também, e pelo que pude notar a Lídia e a Titina não ficaram indiferentes. Denise comentou o silêncio dos casais que precisam de elementos externos para trazer emoção até mesmo a uma simples conversa. Quem não queria todas aquelas atenções, toda aquela preocupação e cuidado, toda aquela extensão??? Pra Karin e pra Cléo ficou algo a desejar, afinal, a tão valiosa pérola tem dois furos... A Malu também achou que as emoções foram poucas... Na época daquele famoso internato, já se lia coisa bem mais picante! 

   Fomos pra mesa principal onde nos esperavam os quiches da Arletinha com uma bela salada. Eis que vem a tona que uma de nós já teve um affair com um bem feitor tipo Christian Grey. Imaginem quem??? A que foi pra Internet pesquisar, e seguiu os passos da Anastásia... . Segundo a Evelyn(amiga muito chegada desta colega do clube), ele corria atrás dela, enchia de presentes e de atenções e pasmem... A pessoa enjoou do cara, pode??? 



     Bom, veio o doce, e com ele a necessidade de escolher o próximo livro! Esta história de O Ultimo Judeu não colou... Nosso grupo gosta de desafios, de frio na barriga, de pular de A Lebre com Olhos de Ambar  para 50 Tons de Cinza ! Karen Teixeira, ATENÇÃO, estamos mudando o livro... As sugestões eram várias mas, é claro, optamos pela mais ousada. Enfim, para o dia 15 de outubro, na casa da Lise, vamos ler:


 Antes do final do encontro, Cleozinha nos surpreende com o sorteio de uma anágua vermelha da Parisii. A vencedora foi a Evelyn, pois usava peça de vestuário necessária para a premiação... No entanto, em um gesto de reconhecimento a minha situação... ela resolveu doar a peça sedutora para esta amiga que vos relata - adorei!!! Na verdade impossível descrever a descontração do nosso encontro. Foi uma delícia. Obrigada a todas que vieram pelo testemunho sincero de cada uma.

Adoro vocês,
Bj

Andrea





4 comentários:

Evelyn Saadi disse...

Andrea, cada vez tu te superas!!

Estás melhor do que a E L James, fiquei grudada no teu texto, louca de medo para ver se irias dedurar a nossa querida colega.

Estava maravilhosa a nossa reunião e é um extenso prazer poder compartilhar da companhia de todas, mesmo sem planadores e helicópteros...

bjs

Evelyn Saadi disse...

 
Andrea, conseguiste expressar com originalidade nossa reunião.
O nosso "Quarto Vermelho da Dor" foi muito atraente e todas participaram com muita propriedade, com detalhes que enriqueceram o encontro.
Gosto de livros polêmicos, gosto de ouvir várias considerações diferentes, acho que o caminho é por aí.
Reunião ótima.
Beijos
Cléo
 

Evelyn Saadi disse...

Andrea, parabéns pela agilidade na postagem, não deixando esfriar o entusiasmo da nossa noite!

Adorei termos conseguido extrapolar os tons de cinza -  rosas e vermelhos se sobressairam -  as discussões foram mais acaloradas, a temperatura subiu, divagamos e viajamos muito.
Uma viagem no tempo, no nosso tempo real e no nosso tempo interior. Revisitamos músicas e filmes, livros e momentos da adolescência, primeiras vezes, primeiros amores, muitas
memórias. E as histórias foram surgindo e se misturando com nossos personagens.
 Plenamente atingido o objetivo de nosso encontro - cultura com diversão...
bjs
Malu

Andrea Taffarel disse...

Gurias,

voces me emocionam.
É um grande prazer ser amiga de vcs e poder compartilhar estes momentos das reuniões cada vez melhores e mais intensas.

bjk
Andrea